21 abr 2024 | 18:29:19

Derby winner e produtor de G1, Ivoire morre, no Paraná

Múltiplo ganhador de graduação máxima e pai, dentre outros, do vencedor do GP São Paulo (G1), Quinhão, desapareceu aos 20 anos.


Ivoire venceu o Derby, em 2007, e foi pai de ganhador do GP São Paulo.

Imagem: Gérson Martins/Divulgação JCB (Arquivo)

Morreu ontem (20), no Haras Santarém, em São José dos Pinhais/PR, o reprodutor Ivoire, 20 anos, filho de Know Heights e Chan Tong (Hampstead), de criação do Haras São José & Expedictus e propriedade de Carlos dos Santos e Cláudio Ramos.

Adquirido ao pé de sua mãe (um dos destacados elementos da inesquecível "letra C" de seu criador, que venceu, dentre outros páreos, o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro [G1]), Ivoire, a exemplo da genitora, apresentou-se como elemento de exceção, em pista. Sob o treinamento de José Ferreira dos Reis, Ivoire venceu, sua primeira corrida, aos 2 anos; Na sua primeira campanha aos "3", venceu o páreo para ganhadores.

Foi no primeiro semestre de 2007, contudo, que Ivoire despontaria, com enorme sucesso, em meio aos machos da geração 2003, na Gávea. Após vencer um handicap e, por desclassificação, o Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado (G1, 2.000m/grama), na 2ª prova da tríplice coroa, Ivoire repetiu a dose no Derby do Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (G1, 2.400m/grama; replay abaixo), no qual derrotou Quatro Mares e deu números finais à tríplice coroa, daquele ano.

No Grande Prêmio OSAF (G2), que serviu de preparatória ao GP Brasil (G1) daquele ano, Ivoire experimentou lesão que, em que pese tentativa de reabilitá-lo para as corridas, provocou o encerramento de sua campanha - cujos números finais totalizaram 5 primeiros lugares em 11 saídas.

Na reprodução, Ivoire conta, até aqui, com apenas 40 produtos registrados, no Stud Book Brasileiro - distribuídos em 10 gerações. Apesar das escassas oportunidades, Ivoire foi capaz de produzir um ganhador do Grande Prêmio São Paulo (G1): Quinhão, que levantou a prova máxima paulista, em 2015.

Mais notícias

Copa dos Criadores: penalidade de 25% (por falta de inscrição) passará a vigorar em 2024

Medida prestigiará os titulares das inscrições - pagamento da Taxa Universal - na Copa dos Criadores.

Arremate fatal: In Society vence o Diana e alcança o terceiro G1

Potranca de Bet Gold Stud, que tentará a tríplice coroa carioca, encerrou passagem por São Paulo com vitória no “Oaks” local.

Piu Carina bate Opazo e torna-se a primeira fêmea a vencer a Copa Precocidade e Velocidade

Potranca da parceria Stud J.C.R./Stud AML brilhou, no aguardado momento, em Cidade Jardim.