06 jan 2025 | 21:53:56

El Kodigo vence o "Ramirez"; Universal Horse forma a dupla e No Bien Ni Mal finaliza em quarto

Argentino múltiplo ganhador de G1 foi a estrela mor do festival uruguaio.


Gustavo Calvente comemora a vitória de El Kodigo; logo atrás, os brasileiros Universal Horse (arminho vermeho) e No Bien Ni Mal (farda ouro).

Imagem: Teledoce.com/Focouy

Defendendo um luxuoso retrospecto composto, dentre outros feitos, por (até então) 4 vitórias de G1 e um recente segundo lugar (a meio pescoço) no GP Carlos Pellegrini (G1), El Kodigo, 4 anos, filho de Equal Stripes e I'm Moving On (Not For Sale), criado na Argentina pelo Haras Marovi e pertencente à Caballeriza Juan Antonio, venceu, nesta segunda-feira (6), em Montevidéu, o Gran Premio José Pedro Ramirez (G1), em 2.400m na raia de areia (leve), para produtos de 3 e mais anos.

Com Gustavo Calvente "up", El Kodigo avançou sobre o brasileiro No Bien Ni Mal (por Hofburg, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Duplo Ouro), trazendo consigo o também brasileiro Universal Horse (por Universal Law, de criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Regina Quintella), quando faltavam 400 metros para o disco.

Na altura dos últimos 150 metros, El Kodigo já detinha assegurado o seu sucesso. Numa vitória firme, derrotou Universal Horse (condução de Leandro Henrique e treinamento de Roberto Solanes), de excelente exibição, por 2 corpos e 1/2. O tríplice coroado uruguaio Suablenanav TH, do Haras Phillipson, atropelou para formar a trifeta, ligeiramente adiantado em relação a No Bien Ni Mal (condução de Bernardo Pinheiro e treinamento de Antônio Carlos Silveira), outro de aparição luxuosa, tendo participado da prova, ativamente, desde a largada.

Mucho Loco e Master of Puppets, os outros brasileiros que alinharam para a disputa do páreo, finaizaram em oitavo e nono, respectivamente. Don Musa e Uma Vez Flamengo não foram apresentados.

Treinado na Argentina por Juan Saldivia, El Kodigo obteve sua 9ª vitória em 14 corridas. Tempo de 2:30.78.

Mais notícias

Xavi Gold surpreende os mais visados na PE Alexandre Rodolpho Smith de Vasconcellos

Velocista do Haras Free Way obteve vitória autoritária.

Na liderança, Na Balada

Filha de Forestry, pertencente a Maurício Pontarolo, venceu o GP Presidente Guilherme Ellis (gr.II).

Com sobras, Charles do Bronx conquista o Clássico Nelson de Almeida Prado (L)

Arenático do Haras do Morro é filho do nacional Carrocel Encantado.