06 jan 2025 | 21:53:56

El Kodigo vence o "Ramirez"; Universal Horse forma a dupla e No Bien Ni Mal finaliza em quarto

Argentino múltiplo ganhador de G1 foi a estrela mor do festival uruguaio.


Gustavo Calvente comemora a vitória de El Kodigo; logo atrás, os brasileiros Universal Horse (arminho vermeho) e No Bien Ni Mal (farda ouro).

Imagem: Teledoce.com/Focouy

Defendendo um luxuoso retrospecto composto, dentre outros feitos, por (até então) 4 vitórias de G1 e um recente segundo lugar (a meio pescoço) no GP Carlos Pellegrini (G1), El Kodigo, 4 anos, filho de Equal Stripes e I'm Moving On (Not For Sale), criado na Argentina pelo Haras Marovi e pertencente à Caballeriza Juan Antonio, venceu, nesta segunda-feira (6), em Montevidéu, o Gran Premio José Pedro Ramirez (G1), em 2.400m na raia de areia (leve), para produtos de 3 e mais anos.

Com Gustavo Calvente "up", El Kodigo avançou sobre o brasileiro No Bien Ni Mal (por Hofburg, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Duplo Ouro), trazendo consigo o também brasileiro Universal Horse (por Universal Law, de criação do Haras Fronteira e propriedade do Stud Regina Quintella), quando faltavam 400 metros para o disco.

Na altura dos últimos 150 metros, El Kodigo já detinha assegurado o seu sucesso. Numa vitória firme, derrotou Universal Horse (condução de Leandro Henrique e treinamento de Roberto Solanes), de excelente exibição, por 2 corpos e 1/2. O tríplice coroado uruguaio Suablenanav TH, do Haras Phillipson, atropelou para formar a trifeta, ligeiramente adiantado em relação a No Bien Ni Mal (condução de Bernardo Pinheiro e treinamento de Antônio Carlos Silveira), outro de aparição luxuosa, tendo participado da prova, ativamente, desde a largada.

Mucho Loco e Master of Puppets, os outros brasileiros que alinharam para a disputa do páreo, finaizaram em oitavo e nono, respectivamente. Don Musa e Uma Vez Flamengo não foram apresentados.

Treinado na Argentina por Juan Saldivia, El Kodigo obteve sua 9ª vitória em 14 corridas. Tempo de 2:30.78.

Mais notícias

Follow It vence mais uma; agora, em 2.400 metros

Corredor da Fazenda Colina prevaleceu no GP Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (G3).

Mapa Mundi: na ponta dos cascos para o Latinoamericano

Corredor, que defenderá a farda do Stud Xeque Mate e representará o Jockey Club Brasileiro no GP Latinoamericano (G1) de outubro, venceu, hoje, o Clássico Eurico Solanés (L), em seu último teste antes do importante desafio.

Champagne Rosé e Cold Heart não alinharão no meeting do GP Brasil

Ganhadores de G1 da Fazenda Mondesir permanecerão em Curitiba. Casino Royale disputará o GP Presidente da República (G1).