17 maio 2024 | 18:51:29

Em exibição de luxo, Oryx domina o Grande Prêmio Juliano Martins (G1)

Filho do nacional Setembro Chove, que defende a farda do Haras Cifra, confirmou seu favoritismo, na primeira prova de graduação máxima do festival.


Oryx: vitória digna de liderança da geração.

Imagem: Porfírio Menezes/Jockey Club de São Paulo

Primeira prova de graduação máxima do festival do GP São Paulo 2024, o Grande Prêmio Juliano Martins (G1), em 1.500m na raia de grama (leve), para produtos de 2 anos, foi disputado nesta sexta-feira (17), em Cidade Jardim. Vitória acachapante do favorito Oryx, filho do nacional Setembro Chove e Galang (Amigoni), de criação e propriedade do Haras Cifra.

Companheiro de farda de Oryx, Opazo voltou a cumprir seu papel de faixa. Sem esfuziar na dianteira, contudo, o corredor trazia cerca de 1 corpo de vantagem sobre Rafa do Iguassu, correndo Oryx e Sargento York - próximos dos dois da frente - na sequência.

Na curva, para evitar prejuízos, Valmir Rocha logo tratou dos papéis e acelerou Oryx, que passou para segundo. Enquanto isso, Jorge Ricardo dava rédeas a Opazo, que, por sua vez, expandia sua margem, na primeira colocação.

Opazo girou para a reta final em bom estado. Ocorre que, num mínimo convite de seu jóquei e Oryx já lhe colocou em sua mira. Acionado, nos 300 finais, Oryx, então, passou por seu companheiro de cocheiras e, novamente, "saiu tirando", rumo ao disco. Na linha decisiva, trazia 3 corpos e 3/4 à frente de Rafa do Iguassu, que tomou, nos últimos 100, a dupla de Opazo. Depois, Sargento York. Clapyourhands foi retirado nos serviços de alinhamento.

Treinado, em Curitiba/PR, por João Borges Quadros, Oryx passa a somar 4 vitórias em 5 corridas. Vencedor, igualmente, dos Grandes Prêmios Pres. José de Souza Queiroz (G2) e Doutor Ênio Buffolo (G3), o corredor alcançou sua terceira vitória clássica e, ainda, tornou-se o novo recordista do páreo, ao assinalar 1:26.54 para a distância. O antigo recorde do "Juliano Martins" pertencia a Dashing Court, com 1:27.35.

E, por muito pouco, o recorde da distância, pertencente a Néleo, também não foi alcançado: marca de 1:26.45.

 

Mais notícias

Copa dos Criadores 2023: balizamento

O sorteio foi realizado neste sábado (29), com transmissão da TV Jockey.

Jet Class é bicampeão do Grande Prêmio Gervásio Seabra (G2)

Corredor do Stud Instante Mágico somou nova conquista clássica à campanha.

Laboratório do Jockey Club de São Paulo restou aprovado em teste coordenado pela Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida.

Laboratório do Jockey Club de São Paulo restou aprovado em teste coordenado pela Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida.