Em final de emoção, Niobio conquista o GP Presidente da República
Um dos melhores animais do turfe gaúcho, defensor do Stud Sion venceu a “Milha” do festival porto alegrense.
Padrão de regularidade – e vitórias – em pistas gaúchas, Niobio, 4 anos, filho de Tiger Heart e Ella Bird (A. P. Indy), de criação do Haras Figueira do Lago e propriedade do Stud Sion, venceu, em final emocionante, o Grande Prêmio Presidente da República (L), em 1.600m na pista de areia, para produtos de 3 e mais anos, disputado neste sábado (6), no Hipódromo do Cristal.
Dada a partida, Lexus forçou, assumindo a ponta. Em segundo corria Tel, enquanto Rei Vi e Niobio disputavam, emparelhados, o terceiro.
Na curva, Tel “botou de lado” com Lexus, enquanto Niobio, em progressos, firmava-se como o terceiro.
Quando os competidores ingressaram na reta final, Tel já era castigado por Henderson Fernandes, enquanto Marcelo Souza seguia “a tiracolo”, no dorso de Niobio. Alley-Oop buscava uma aproximação, em terceiro.
Recebendo a partida do jóquei, Niobio passou, então, a encontrar grande resistência em Tel. Este, que se negava a entregar os pontos, temperava os lances decisivos da prova, com requintes de emoção.
Após duelo emocionante, eis que Niobio sacou cabeça sobre Tel, de grande atuação. Alley-Oop foi o terceiro. Lexus e Rei Vi completaram o marcador. Depois, Lord Trick. Não correram: Goldmark, Adriansassy e Real Invido.
Treinado por Manuel Duarte, Niobio alcançou sua 12ª vitória em 20 corridas. Desde que foi transferido para o turfe do Rio Grande do Sul, Niobio competiu 12 vezes, vencendo em 11 delas.
Tempo de 1:44.00.