Enable reina soberana no King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I)
Debaixo de chuva, a grande égua do turfe europeu derrotou os machos no hipódromo de Ascot.
Disputado neste sábado (29), em Ascot, o tradicional King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I), em 2.400m na pista de grama, com £ 1,15 milhão de bolsa, revelou de Enable, 3 anos, filha de Nathaniel e Concentric (Saddler’s Wells), criada na Grã-Bretanha pela Juddmonte Farms e pertencente ao proprietário desta, Príncipe Khalid Abdullah.
Faixa de Jack Hobbs (Halling), Maverick Wave (Elusive Quality) tomou para si a missão de puxar o train de corrida. Enable, contida por Frankie Dettori, permitiu que o ganhador do páreo em 2016, Highland Reel (Galileo) se assenhorasse da segunda posição. O argentino Sixties Song (Sixties Icon) corria na décima e última colocação.
À exceção de Maverick Wave, ainda com a farda limpa, os demais competidores alcançaram a reta de chegada cobertos de lama – dado o estado pesado da raia, castigada pela chuva intermitente que caía sobre Ascot. Na seta dos 600 finais, Jack Hobbs e Enable ultrapassaram Maverick Wave. Nitidamente sobrando ao lado de Jack Hobbs, Enable tomou a dianteira em definitivo na altura dos últimos 400 metros.
Ainda que Ulysses (Galileo), ao passar para segundo tenha buscado aproximar-se de Enable, esta flutuou, com grande facilidade, rumo ao disco. No primeiro embate travado contra os machos – e animais mais velhos – Enable derrotou Ulysses – vindo de vencer o Coral-Eclipse Stakes (gr.I) – por 4 corpos e ¾. Idaho (Galileo) foi o terceiro, finalizando Highland Reel e Benbatl (Dubawi) no complemento do marcador. Sixties Song fechou raia, em décimo.
Treinada por John Gosden, Enable obteve a quinta vitória em 6 corridas. Vitoriosa no Epsom Oaks (gr.I) e Irish Oaks (gr.I), Enable assinalou 2:36.22 para a milha e meia, na pista de grama encharcada.