09 dez 2020 | 00:37:33

Escala de dores em cólicas é testada, em estudo, e revela-se de fácil e satisfatória utilização

Escala de 0 a 5 pontos propõe fácil utilização para identificação da intensidade das dores sofridas por equinos, em crises de cólicas.


Um dos principais “fantasmas” no manejo da criação e treinamento de equinos, as cólicas atingem animais em diferentes níveis de intensidade e proporções. Os sinais decorrentes das crises variam e tendem a indicar, muitas vezes, o nível de avanço do problema.

Foi justamente com a intenção de compreender as reações demonstradas por equinos sob crises de cólicas, que uma escala de dores restou testada, num estudo, conduzido por veterinários, técnicos e estudantes, vinculados à Koret School of Veterinary Medicine Teaching Hospital, de Israel, e ao Philip Leverhulme Equine Hospital, da Inglaterra.

A escala (chamada de Equine Acute Abdominal Pain Scale ou “EAAPS”), em questão, revelou-se de fácil compreensão e utilização. Testada em 237 animais acometidos de desconfortos abdominais, a EAAPS mostrou-se tão adequada à utilização quanto a Visual Analogue Scale ("VAS" – clique aqui para saber mais), tradicional escala para avaliação de dores, em pacientes.

A veterinária e coordenadora do estudo, Yamit Maskato, bem como os demais pesquisadores envolvidos no estudo, afirmam que a EAAPS (mencionada, pela primeira vez, em 2013), aparentemente não requer treinamento, é de fácil utilização em casos clínicos e pode contribuir para o bem estar equino.

Em termos gerais, a EAAPS é sintetizada pelo quadro abaixo:

De acordo com o estudo, em 2015, cólicas provocaram 31% das mortes identificadas, em equinos de 1 a 20 anos de idade, registradas nos Estados Unidos.

Agora, a EAAPS deverá ser testada por tratadores, proprietários de fazendas e demais envolvidos com o manejo equino, que não disponham, porém, de formação equina.

Para acessar o estudo, clique aqui.

Para acessar a matéria do website Horse Talk, clique aqui.

Mais notícias

EUA: Jorge Ricardo conduzirá Some In Tieme em prova de G2

Dupla brasileira encarará a milha e meia do Dixiana Elkhorn Stakes (gr.II), em Keeneland

No Clássico Primavera (L), passeio de Friends of Gold

Em Curitiba, defensora de Bet Gold Stud conquistou fácil vitória na prova destinada às fêmeas.

Céu de Brigadeiro vence a Prova Especial Falcon Jet

Aberta a produtos de 3 e mais anos, a Prova Especial Falcon Jet, em 2.000m na pista de grama, foi disputada nesse sábado (11) na Gávea. Vitória para Céu de Brigadeiro, 4 anos, filho de Out of Control e New Rafaela (Royal Academy), de criação do Stud TNT e propriedade de Edson Alexandre/Luiz Alberto Danielian.