20 out 2021 | 22:35:35

Estados Unidos: filha de Sutil vence a primeira, aos 2 anos

Descendente da égua brasileira, Toeris venceu maiden de US$ 61 mil, em Santa Anita.


Sutil foi uma das melhores fêmeas da geração nascida, no Brasil, em 2009

Imagem: Divulgação Haras São José da Serra

Na última sexta-feira (15), em Santa Anita Park, potrancas de 2 anos disputaram uma eliminatória, em 1.600m na pista de grama, com dotação de US$ 61 mil. Venceu Toeris, filha de Tourist na brasileira Sutil, de criação e propriedade de Team Valor & Gary Barber.

Favorita dos apostadores, Toeris correu na segunda colocação, durante a maior parte do tempo. Acelerada na curva, por Abel Cedillos, Toeris ingressou na reta final em francos avanços sobre Carroll Girl – que, por sua vez, dificultou a missão de Toeris, ao máximo. Na base da insistência, Toeris sacou focinho sobre a adversária, no disco de sentença.

Treinada por Mark Casse, Toeris obteve sua 1ª vitória em 3 saídas. Antes, em Saratoga, havia obtido terceira e sexta colocações.

A mãe de Toeris, Sutil (Redattore e Sweet Biscuit, por Effervescing), foi criada pelo Haras São José da Serra, a quem também defendeu, em campanha. Um dos melhores valores da geração 2009, Sutil correu 20 vezes, obtendo 6 primeiros lugares – das quais, nada menos que 5 foram conquistadas na esfera clássica.

O principal êxito de Sutil ocorreu na versão carioca do Grande Prêmio Diana (G1), em 2013. Na raia da Gávea também levantou os Grandes Prêmios Oswaldo Aranha (G2), Duque de Caxias (G2), Roger Guedon (G3) e Mariano Procópio (G3).

Além de descender da múltipla produtora clássica Sweet Biscuit, Sutil tem em Sweet Honey (Egoísmo) – uma das mais bem sucedidas matrizes da criação nacional – a sua segunda mãe.

Toeris é o terceiro produto de Sutil e o primeiro a vencer.

Mais notícias

Sushi do Iguassu confirma na PE Homero Pinhatari Oliva

Defensor do Haras Rio Iguassu não corria desde o GP Cruzeiro do Sul (G1).

Especial Troféu Mossoró: Afonso Burlamaqui

Fundador do Haras Santa Rita da Serra recebeu homenagem durante a cerimônia do Troféu Mossoró.

No Grande Prêmio Ipiranga (G1), atropelada letal de Rabat Again

Corredor rendeu novo troféu de graduação máxima ao Haras Belmont (G1).