25 dez 2018 | 11:56:01

Estrelas absolutas, Enable e Winx seguirão campanha em 2019

Após defensora da Juddmonte ter confirmados os planos de sua terceira tentativa no Prix l’Arc de Triomphe, craque australiana também teve anunciada a manutenção de seu treinamento, para 2019.


Winx (esq.) e Enable: atrações do mundo turfístico para 2019.

Imagem: News.au

Dentre discordâncias e opiniões divergentes, muito dificilmente as concordâncias no mundo turfístico, em 2018, deixaram de passar pelos nomes de Enable e Winx. Pelo segundo ano consecutivo, as duas fêmeas roubaram a cena no noticiário especializado, cravando seus retrospectos, aliás, em meio àqueles considerados como os melhores de todos os tempos. Para a satisfação de fãs e admiradores, ambas permanecerão em treinamento no ano de 2019.

Melhor animal do mundo – ao lado de Cracksman, com um rating de 130 libras – em 2018, de acordo com o ranking da Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA), Winx (Street Cry) teve confirmada a manutenção de sua campanha, para o ano que vem. A informação foi prestada pelo treinador Chris Waller e restou repercutida em diversos veículos da mídia turfística internacional (incluindo a matéria, em primeira mão, de James Burn, no website do Racing Post). De acordo com Waller, Winx – que em 2019 estará com 8 anos – retomará sua campanha no Apollo Stakes (gr.I), em fevereiro, no hipódromo de Randwick.

Winx soma incríveis 33 primeiros lugares em 39 saídas produzidas nas pistas da Austrália. Venceu suas últimas 29 corridas e conta com nada menos que 22 primeiros lugares em provas de G1. Em agosto deste ano, ao obter a 26ª vitória consecutiva, superou o recorde local de êxitos “a fio” pertencente, até então, à não menos emblemática Black Caviar.

Já Enable (Nathaniel) seguirá alojada nas cocheiras de John Gosden, na Grã-Bretanha, a fim de tentar façanha jamais alcançada, por qualquer outro PSI, na história. A corredora poderá tornar-se o primeiro animal a vencer, por 3 vezes, o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I).

Sem prejuízo do possível feito acima, Enable demonstrou, em 2018, que é talhada, justamente, à quebra de tabus. Nunca antes havia se conquistado, em sequência, o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) e a Breeders’ Cup Turf (gr.I). Ela foi a primeira a fazê-lo, após derrotar – a também fêmea – Magical em Churchill Downs, no início de novembro.

Até aqui Enable conta com 10 vitórias em 11 saídas. Sete de seus êxitos correspondem a provas de graduação máxima.

Mais notícias

Marque em sua agenda: Copa Precocidade e Velocidade 2022

Com premiação que deverá ultrapassar a marca dos R$ 700.000,00, disputa da geração 2019 é uma das mais aguardadas novidades do calendário turfístico nacional.

Nota de Falecimento: Numy Tsitsimitse

Titular do Stud Numy e notabilizado enquanto proprietário do inesquecível Flying Finn, faleceu Numy Tsitsimitse. A ABCPCC presta condolências e votos de luto à família e amigos. Abaixo, a nota do Jockey Club Brasileiro. Faleceu nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, o egípcio Numy Tsitsimitse, titular do Stud Numy. Apaixonado pelo turfe e pelo Rio de Janeiro, cidade que há muitos anos... [continua ]

Paint Naif relembra os velhos tempos e arranha recorde na PE Bal A Bali

Numa exibição à altura de seus melhores dias, Paint Naif, 5 anos, filho de Crimson Tide e Painter's Dream (Royal Academy), de criação e propriedade do Stud São Francisco da Serra, venceu, nesse domingo (22), a Prova Especial Bal A Bali, disputada na Gávea, por produtos de 3 e mais anos, na distância dos 1.400m na grama (cerca móvel de... [continua ]