EUA: “dono da grama”, Chad Brown encerra ano em alta com Competitionofideas
Mais Estados Unidos: Galope Americano fora do marcador em prova de fundo.
Após conquistar uma série de vitórias expressivas, na pista de grama, em 2018 – incluindo os êxitos de Newspaperofrecord e Sistercharlie na Breeders’ Cup Juvenile Fillies Turf (gr.I) e na Breeders’ Cup Filly & Mare Turf (gr.I), respectivamente – o treinador Chad Brown encerrou a temporada norte-americana com outro troféu, obtido nesse tipo de superfície. Competitionofideas, filha de Speightstown e Devil by Design (Medaglia d’Oro), de criação de John D. Gunther, Tony Chedraoui & Eurowest Bloodstock Services e propriedade de Klaravich Stables, venceu o American Oaks (gr.I), em 2.000m na grama, disputado no último sábado (29), em Santa Anita, por potrancas de 3 anos, com bolsa de US$ 300 mil.
Ingressando na reta final na oitava e última colocação, Competitionofideas emplacou atropelada irresistível. Sob condução de Joel Rosario, ultrapassou uma a uma de suas adversárias, a tempo de abrir 2 corpos e ¾ à frente da segunda colocada, K P Pergoliscious (Declaration of War). Em terceiro, Amandine (Shamardal).
Competitionofideas obteve a terceira vitória em 7 saídas. Tempo de 1:59.77.
Em Gulfstream Park, na mesma data, produtos de 3 e mais anos disputaram o H. Allan Jerkens Stakes, em 3.200m na grama, com dotação de US$ 100 mil. Venceu Red Knight, 4 anos, filho de Pure Prize e Isabel Away (Skip Away), de criação e propriedade de Trinity Farm. O brasileiro Galope Americano (Silent Times) finalizou na oitava colocação.
Com Luis Saez “up”, Red Knight derrotou o franco favorito Soglio (Scat Daddy) por cabeça. Galope Americano, que correu relativamente próximo dos ponteiros, entre as sexta e quinta colocações, esmoreceu na reta final, chegando ao disco 9 corpos e ½ atrás do ganhador.
Treinado por Bill Mott, Red Knight conquistou a sexta vitória em 11 apresentações. Relógios parados na marca de 3:19.87.