11 out 2025 | 23:20:08

Express Moon: um tributo para Dr. Ênio

Poucos dias após o falecimento de um dos titulares do Haras Moema, craque da farda venceu o GP Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (G3).


Express Moon (esq.) bate Dream Alliance: vitória do Haras Moema - do eterno Dr. Ênio Buffolo.

Imagem: Porfírio Menezes/JCSP

Na última segunda-feira (6), o falecimento do Dr. Ênio Buffolo comoveu turfistas de todo o país. Uma das figuras mais respeitadas e queridas do esporte, no Brasil, Dr. Ênio foi revisitado na memória de dezenas de pessoas, sobretudo quando de sua presença ao winners' circle, para a recepção de algum animal vitorioso do seu Haras Moema.

Quis o destino que, neste sábado (11), um corredor, já conhecido pela superação de uma série de dificuldades locomotoras, dedicasse toda a sua capacidade para a conquista de uma vitória que fez as vezes de um perfeito tributo ao Dr. Ênio.

Na sua primeira experiência na distância dos 2.400m, Express Moon, 6 anos, filho de Agnes Gold e Very Nice Moon (Nedawi), de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Moema, levantou o Grande Prêmio Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (G3, grama pesada), para animais de 3 mais anos.

Com Wilkley Xavier no comando de suas rédeas, Express Moon acompanhou, em segundo, o ritmo do ponteiro Faz Bem. Na reta final, assumiu, ao natural, a primeira colocação, a qual restou ameaçada por Dream Alliance. Este, na condição de ganhador da mais recente edição do GP São Paulo (G1), emplacou ritmo de perseguição a Express Moon, pelas balizas internas.

Mantendo seu ímpeto, contudo, Express Moon teve êxito em conservar a primeira posição, derrotando Dream Alliance por 1/2 corpo. Quero Te Mucho foi o terceiro. Karl Marx e Faz Bem depois. Com a chancela de Victorio Fornasaro, Express Moon argolou sua 5ª vitória (a 1ª clássica) em 14 corridas. Vitorioso do quilômetro à milha e meia, o castanho percorreu a distância na marca de 2:30.88.

A foto da vitória de Express Moon foi um caso à parte: além de Fabrício Buffolo e de simpatizantes da farda, vários treinadores estiveram presentes ao registro, numa evidência de todo o carinho e amizade nutridos, pela gente do turfe, junto ao eterno Dr. Ênio.

Mais notícias

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 30ª Edição

Nesta edição: Idle Ways, In Society e Own Them.

Em dia de Belmont, Shallow Now levanta o Clássico Emerald Hill (L)

Pelo segundo ano consecutivo, coudelaria da Família Franceschi venceu as duas listed races dos produtos de 3 anos.

Touriga ratifica liderança da geração no GP Rocha Faria (gr.II)

Potranca do Haras Dilema adaptou-se, com louvor, à distância dos 2.000 metros.