16 abr 2020 | 23:23:37

Jockey Club Brasileiro anuncia retorno das corridas para 3 de maio.

Premiações sofrerão redução de 40%.


O Jockey Club Brasileiro anunciou, nesta quinta-feira (16), que voltará a realizar corridas no próximo dia 3 de maio. Será o primeiro conjunto de reuniões desde a programação do final de semana do dia 7 de março.

Segundo publicação do website do Jockey Club Brasileiro, o projeto de inscrições será fornecido até a próxima segunda-feira (20). Já a chamada clássica será disponibilizada até o dia 30 de abril.

O Jockey Club Brasileiro também divulgou que os prêmios, a serem pagos durante o que a entidade chamou “período de crise” – sem datas de referência – sofrerão redução de 40% em seus valores. Haverá, portanto, páreos que serão disputados no Jockey Club Brasileiro com premiações inferiores àquelas que vem sendo pagas pelo Jockey Club de São Paulo – que não paralisou suas corridas e enfrenta, conforme amplamente sabido, uma longa e árdua batalha financeira.   

Em razão da conhecidamente confortável situação patrimonial da entidade (ao contrário do coirmão paulista – vide relatório financeiro do exercício 2019 aqui), a informação sobre redução de prêmios, no Jockey Club Brasileiro, foi recebida com enorme reprovação pela comunidade turfística. O clube, igualmente, não anunciou medidas, de descontos e/ou isenção em taxas e serviços, que acompanhem, proporcionalmente, a redução nas premiações.

Anteriormente, o Jockey Club Brasileiro havia declarado-se impedido de realizar corridas por força dos decretos, municipal e estadual relacionados ao COVID-19. Chama atenção, contudo, o fato de que ambos os decretos permanecem vigentes, o que, de certo modo, contraria a justificativa anteriormente apresentada pela entidade para a paralisação do turfe local.

Abaixo, a íntegra da publicação.


RETOMADA DAS CORRIDAS A PARTIR DE 3 DE MAIO

 –          Considerando que decretos estaduais e municipais do Rio de Janeiro estabeleceram medidas restritivas e temporárias de emergência de saúde pública e de prevenção de contágio decorrente do novo CORONAVÍRUS ( COVID-19 ).

–          Considerando que a atividade turfística do Rio de Janeiro, geradora de mais de 1.000 empregos diretos e em maior número de indiretos, está paralisada em decorrência de tais medidas, com todas as consequências daí decorrentes, necessitando recomeçar suas atividades visando minimizar o colapso existente, sem perspectiva de seu fim.

–          Considerando que o Jockey Club Brasileiro, como de resto o Brasil e o mundo, enfrenta um período de grave crise econômico-financeira, com TODAS as receitas comprometidas, implicando na impossibilidade de dar cumprimento a obrigações contratuais, trabalhistas, fiscais e previdenciárias.

 
A DIRETORIA DO JOCKEY CLUB BRASILEIRO DECIDE:

 1)      Revogar a suspensão das atividades turfísticas no Hipódromo da Gávea a partir de 3 de maio de 2020, sem prejuízo da preocupação constante com a prevenção e prudência em relação a ameaça de contágio, visando garantir a saúde e o bem estar de TODOS envolvidos na cadeia do turfe.

2)      Fica proibida a entrada de Sócios, Proprietários, Criadores, parentes e familiares de profissionais do turfe, Agentes de Montaria e qualquer pessoa estranha à atividade nas áreas do Hipódromo da Gávea.

3)      Somente será permitido a presença nas áreas das corridas, ou seja, Tribuna dos Profissionais, Veterinária de Corrida e Paddock: Jóqueis e Aprendizes com compromisso de montaria, Treinadores, Cavalariços e Veterinários Autônomos com cavalos inscritos sob suas responsabilidades, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção.

4)      Fica proibida também, toda e qualquer circulação de pessoas por outras áreas do Hipódromo da Gávea e  qualquer tipo de aglomeração, respeitando-se as regras de distanciamento e cautela.

5)      Durante o período de crise, devido à falta de receitas e à responsabilidade da Diretoria do JCB com os compromissos assumidos, os prêmios a serem pagos a proprietários, criadores, treinadores, jóqueis, aprendizes, segundos gerentes e cavalariços sofrerão uma diminuição de 40% do valor atual.

6)      A tabela de distâncias do mês de maio, assim como o projeto de inscrições serão divulgados até a próxima segunda-feira dia 20 de abril de 2020.

7)      Diante da grave crise que atinge a todos indiscriminadamente, sem perspectiva de término, a programação clássica será reavaliada e publicada até 30 de abril de 2020.

8)      Na hipótese do problema do Coronavírus ser debelado, nova Resolução de Diretoria será elaborada e publicada para os devidos fins.

Mais notícias

Macadamia vence G3 em Santa anita, com ótima direção de Tiago Josué Pereira

Crioula do Haras Springfield obteve sua primeira vitória clássica, no exterior.

De sonho à realidade, Tarumã inaugura a raia de grama

Na jornada desta quinta-feira (14), foi disputada a primeira prova, na raia de grama, do Jockey Club do Paraná.

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (76ª edição)

Muita festa para Pacholli e Moreira na foto do GP Ciudad de Montevideo (G1). Imagem: Divulgação H.R.U. URUGUAI JOÃO MOREIRA: Iniciando um novo ano já "assombrando" seus rivais, o "Fantasma de Cidade Jardim" foi até o hipódromo de Maroñas, no Uruguai, para participar do importante meeting do Gran Premio José Pedro Ramirez 2024. Como de hábito, Moreira desfilou seu talento e, mostrando que não... [continua ]