Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (11ª edição)
URUGUAI
VAGNER LEAL (V. Leal): Em boa semana no Uruguai, Vagner Leal conquistou duas vitórias, ambas clássicas.
Primeiro no terceiro páreo do dia 9, Leal foi para a foto no CLÁSICO CONSTANTE R. TURTURIELLO, pilotando o animal brasileiro Fast-Uno (War Secretary e Fantasy-Pink, por Maclean's Music), que foi criado pelo Haras San Francesco e é de propriedade do Stud Crespie. Fast-Uno bateu os também brasileiros Uppercut e Apache Cat.
Já no CLÁSICO ALFREDO DE CASTRO PEREZ foi a vez de Leal vencer com o também brasileiro Karmanguia (Holding Glory y Donna Quixote por Crimson Tide), este cria do Haras Santa Rita da Serra e propriedade do Haras Maria Aparecida. Quillan formou a dupla brasileira na disputa.
Lembrando que tanto Fast-Uno quanto Karmanguia recebem os preparos de A.L.Cintra, nosso Tolu
Abaixo, Karmanguia (número 1) e Vagner Leal.
ESTADOS UNIDOS
WALBER ALENCAR (W. Alencar): Uma dupla perfeita: assim podemos chamar a parceria entre Walber Alencar e o animal Declared. Das 6 vitórias de Declared, 5 foram com o brasileiro. Indo dos páreos de claiming às disputas de provas clássicas, Declared notadamente melhorou muito nas mãos de Alencar. Com o aumento da distância, essa dupla certamente irá alcançar voos maiores.
Esta semana, a dupla citada acima foi para a foto em um starter allowance, no dia 4 de outubro. Depois, no dia 6, Walber venceu mais uma carreira pilotando Blichton aumentando para 35 o número de conquistas na temporada.
THIAGO CANUTO (T. Canuto): Em semana das mais proveitosas, Thiago Canuto, mais uma vez, foi um dos destaques brasileiros no exterior.
Com um total de 7 êxitos na semana (com direito a um hat trick no dia 6 de outubro), o brasileiro pulou para o número de 53 vitórias, na temporada.
As vitórias aconteceram com Ununderstandable e Tiz Deja Blue no dia 4. Depois, no dia 5, foi a vez de Mason A. P. vencer. No dia 6, como dito anteriormente, Thiago emplacou um hat trick com High Meadows, Eida's Storm e Gigglin Kate. Encerrou suas conquistas com Sheza Fine Justice, no dia 7 de outubro.
Com Gigglin Kate (número 7), Thiago Canuto conseguiu sua melhor conquista da semana. Replay:
LUAN DA SILVA MACHADO (L. S. Machado): Luan Machado não passou em branco na semana. Com Deliful Cat, no dia 5 de outubro, o brasileiro foi para a foto, no oitavo páreo da reunião do hipódromo de Belterra Park. Já nessa segunda-feira, dia 10, o brasileiro venceu mais duas carreiras. A primeira com Line Dancer e a segunda a bordo de Deniable, aumentando para 75 o total de vitórias na temporada.
Com o número 6, Deliful Cat, Luan Machado venceu bela carreira:
TIAGO JOSUÉ PEREIRA: De volta ao hipódromo de Santa Anita, T. J. Pereira venceu um allowance optional claiming, no dia 7 passado, a bordo de Quick Finish, com quem o nosso "TJ" chegou à conquista de número 32 na temporada.
"TJ" e Quick Finish (número 1) no replay abaixo.
FAUSTO HENRIQUE DA SILVA (F. Henrique): Fausto Henrique conseguiu com Love Twenty Six, no dia 2 de outubro, em Mountaineer, mais um ponto na temporada, agora somando 67 triunfos.
CANADÁ
LÉO SALLES (L. Salles): Com duas conquistas na semana, Léo Salles chegou a 50 vitórias na temporada e se encontra entre os principais jóqueis na tabela de classificação dos hipódromos de Fort Erie e Woodbine.
No dia 4, em Fort Erie, Léo foi para a foto com Sassywiththattitude e no dia 6 foi a vez de vencer com Taquanyah, em Woodbine.
Abaixo, Taquanyah e Léo em ação (número 5).
HONG KONG
RUAN MAIA (R. Maia): Em Hong Kong, Ruan Maia foi o único brasileiro a vencer na semana. Com uma conquista na quarta-feira, dia 5, o brasileiro venceu um class 5 pilotando Passing Fashion que recebe o treinamento de C. H. Yip.
Abaixo, Passing Fashion (número 4) e Ruan Maia vindo do fundo do lote e vencendo bela carreira.
SINGAPURA
MANOEL NUNES (M. Nunes): Dando mostras de estar 100% recuperado do acidente sofrido, o líder das estatísticas de Singapura, Manoel Nunes, conquistou, nesse domingo passado, um hat trick e aumentou para 27 pontos a vantagem que o separa do segundo colocado da tabela, C. C. Wong.
Nunes foi para a foto já na abertura da reunião, com Seson. Depois, as outras vitórias aconteceram com Dream Alliance, no quarto páreo, e com Engine Star na décima disputa do dia. Nesse último compromisso, em um final acirrado, o brasileiro teve que mostrar toda a sua competência, para encontrar uma bela passagem, a meio de raia.
Confira no link abaixo a vitória de Engine Star e Manoel Nunes (número 3).
por Fábio Zerbini