03 maio 2023 | 00:33:32

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (40ª edição)


Francisco Leandro e Miriñaque decolam para mais uma vitória de G1.

Imagem: LaVoz.com

ARGENTINA

FRANCISCO LEANDRO (F. Leandro): Seguindo seu espetacular ritmo de vitórias, o brasileiro foi o destaque absoluto entre os jóqueis, nessa segunda-feira (dia 1), no festival do Dia do Trabalho, na Argentina.

Em uma reunião repleta de provas clássicas, em Palermo, Leandro faturou 5 disputas, sendo destas 3 provas do Grupo 1.

O show do brasileiro começou com Rammel, a bordo de quem Leandro venceu o Gran Premio Montevideo (G1) para o treinador (também brasileiro) José Luiz Aranha. Depois, na disputa do Gran Premio de Las Americas OSAF (G1), nosso "Chico" foi para a foto da vitória com Subsanador. Deixando o melhor para o final, Leandro levantou, com o craque Miriñaque, o Gran Premio República Argentina (G1), em mais uma conquista clássica da dupla, sendo o sétimo G1 vencido pelo tordilho, em sua campanha.

No vídeo abaixo, confira mais uma vitória de graduação máxima de Francisco Leandro e Miriñaque.

 

ESTADOS UNIDOS

THIAGO CANUTO (T. Canuto): Abrindo a nova temporada da melhor forma possível, em Belterra Park, o brasileiro foi para a foto, no primeiro páreo do último dia 27, pilotando Eida's Storm (vídeo abaixo - número 1), no caso o maior azar da disputa, que rateou pule de 10 por 1.

No dia seguinte, Thiago foi o destaque da reunião pilotando mais três vencedores. Foi para a foto vencendo os primeiro, quinto e sétimo páreos do dia, com Anotation, Belle of St. John e Hattie M, respectivamente.

No dia 29, com Lady Livermore, o brasileiro voltou ao winner's circle, encerrando, com 5 conquistas, a ótima semana.


FAUSTO HENRIQUE (F. Henrique): Mantendo a boa fase de conquistas, o brasileiro venceu 3 disputas na semana, chegando, agora, a 38 provas vencidas nesta temporada.

No dia 29, com Of Good Report e Corn Pop, Fausto venceu os terceiro e sexto páreos da reunião.

Já no dia 24, foi responsável pela condução de Keeneye George, por ocasião da terceira disputa do dia, em prol do treinador Rafael Barraza.


LUAN MACHADO (L. S. Machado): Conquistando vitórias em dois dos principais hipódromos americanos, Luan venceu, nessa última semana, em Keeneland e Churchill Downs.

No dia 26, em Keeneland, o brasileiro foi responsável pela condução de Commissioner Dan, em um maiden special weight, enquanto no dia 29, com Invasive, Luan abriu a reunião de Churchill Downs, em um maiden claiming.


TIAGO JOSUÉ PEREIRA (T. J. Pereira): Em grande fase e voltando a vencer prova clássica nos Estados Unidos, nosso "TJ" brilhou na disputa do Wilshire Stakes (G3), com a brasileira Macadamia, que bateu a irlandesa Quattroelle por 1 corpo.

Das 4 conquistas da campanha de Macadamia, essa foi a segunda vitória na terra do "Tio Sam", sendo a primeira clássica por lá. Aqui no Brasil, foi campeã dos Grandes Prêmios Henrique de Toledo Lara e Margarida Polak Lara - Taça de Prata, ambas provas de G1.

"TJ" também conquistou outra prova na reunião quando, em sua primeira oportunidade no dia, foi responsável pela condução de Going Mobile, em um maiden special weight.

Abaixo, as vitórias de "TJ", com Macadamia (número 1) e Going Mobile (número 6), respectivamente:


CANADÁ

LÉO SALLES (L. Salles): Voltando de merecidas férias, o brasileiro assinou dois compromissos de montaria para a reunião do dia 30 no hipódromo de Woodbine e não decepcionou. Mostrando ter mantido boa forma, Léo foi para a foto da vitória com Maximus Momentus (vídeo abaixo número 2).


HONG KONG

JOÃO MOREIRA (J. Moreira): Em um fim de semana clássico, nas pistas locais, nosso "Magic Man" foi até Hong Kong para participar de algumas disputas. Sem decepcionar, o brasileiro foi para a foto, já na abertura da reunião, a bordo de Packing Hurricane, para o treinador C. Fownes, em um class 4, prova em que o segundo colocado, Reach Goal, foi pilotado por Silvestre de Sousa - marcando, assim, ponta e dupla brasileira.


por Fábio Zerbini

 

Mais notícias

Cem vezes G1, cem vezes Galileo

Desparecido em meados de 2021, maior reprodutor PSI do Século XXI alcançou, com a vitória de Content, no Yorkshire Oaks, seu 100º produto individual vencedor de G1.

EUA: Some In Tieme e Vettori Kin anotados em G3 no Kentucky

Dupla brasileira competirá no River City Handicap (gr.III) de quinta-feira. Em 2003, Hard Buck obteve, no páreo, sua primeira vitória graduada no exterior.

Voo de Ícaro conquista nova vitória clássica, em Maroñas

Filho do nacional Holding Glory, pertencente ao Stud Bruno Genovesi, venceu o Clásico Romántico (L).