Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (63ª edição)
MACAU
RUAN MAIA: Retornado ao local, onde já foi muito feliz, Ruan já conseguiu um hat trick, após sua volta, vencendo 3 das 5 disputas da reunião do último dia 7.
Treasurelakebuddy, Bygone Era (vídeo abaixo) e Pearl Big Brother foram os vencedores do brasileiro, na jornada.
ESTADOS UNIDOS
THIAGO CANUTO: Com 46 triunfos no ano, o brasileiro segue vencendo no hipódromo de Belterra Park. Com Grand Zhoul (treinado por Robert Bennett), Thiago foi para a foto no último dia 6, por ocasião do segundo páreo do dia. Num show de pilotagem, veio por dentro para bater o favorito da prova, Samurai Way, por pequena diferença.
WALBER ALENCAR: Recuperado-se do acidente, que lhe afastou das raias por alguns meses, o brasileiro - guerreiro como é - voltou a vencer, no hipódromo de Presque Isle Downs. No último dia 10, foi para a foto da vitória com Little Miss Moffat, que recebe os preparos Glenn Wismer. Vindo de trás e ganhando terreno por dentro, o vencedor bateu a favorita da prova, Jazz Time Girl.
Em forma e com muito trabalho, certamente Alencar voltará a visitar o winners' circle, em muitas outras oportunidades.
LUAN MACHADO: Ganhando seu espaço em Keeneland, o brasileiro segue trabalhando muito e transformando as oportunidades em vitórias. Hurry Hurry e Queen of Missoula foram os animais que venceram sob a condução de Luan. nessa última semana. Com 69 triunfos no ano, Machado vive sua temporada de maiores ganhos, em valores monetários.
TIAGO JOSUÉ PEREIRA: Com o retorno do meeting de Santa Anita, o brasileiro, voltou a vencer, no belo hipódromo. Tiago foi para a foto da vitória com Magic Spon, no dia 7, e a bordo de California Bay (vídeo abaixo), que abriu a reunião do último dia 9.
FAUSTO HENRIQUE DA SILVA: Com Gio Maria, que se encontrava desenturmada, o brasileiro venceu 3 corridas, nas últimas 3 semanas, no hipódromo de Mountaineer. A vencedora, que antes do mês de setembro nunca havia vencido, quando o fez gostou e, em 2 meses, foi para a foto em 4 oportunidades consecutivas.
Fausto chegou ao seu êxito de número 56, no ano.
SINGAPURA
BRUNO QUEIROZ: Nosso Bruninho teve mais uma ótima semana em Singapura. Tendo somado mais 3 conquistas, o piloto vem ocupando seu espaço no turfe local e consolidando o acerto de sua transferência internacional.
Pacific Master, Top Field em uma brilhante condução (vídeo abaixo) e Fighting Hero no fechamento da reunião, foram os vencedores do brasileiro.
MANOEL NUNES: Mantendo com folga a ponta da tabela de classificação, o brasileiro foi para a foto em duas oportunidades e, a cada reunião, se aproxima de mais um título internacional, em sua brilhante carreira.
City Gold Friend e Golden Dash (vídeo abaixo, num páreo em que o brasileiro teve que lutar pela vitória, do início ao fim da competição), foram as conquistas de Nunes no dia.
URUGUAI
JOSÉ LUIZ DA SILVA: Nesta semana, algumas provas da chamada clássica local foram disputadas, no Hipódromo de Maroñas. José Luis da Silva levantou o Clásico Constante Horacio Turturiello, pilotando Quartier, do Haras Bagé do Sul, o qual deixou o brasileiro Xianggang Idol, na segunda colocação.
ARGENTINA
JOSÉ SEVERO: Fazendo história no hipódromo de Palermo, Doutor Sureño marcou o ponto mais alto de sua campanha, em grande estilo, no GP Latinoamericano (G1). No dorso do filho de Agnes Gold, esteve José Severo, que lhe aplicou uma condução perfeita e também colocou na estante o troféu mais importante de sua carreira.
FRANCISCO LEANDRO: Aproximando-se, a cada reunião, do recorde sul-americano de vitórias em um único ano hípico, o brasileiro continua marcando muitos pontos. Entrando, em definitivo, na contagem regressiva rumo à marca e mantendo o ritmo semanal de vitórias, Leandro chegará à meta até o fim de novembro. Posteriormente, poderá ultrapassar a incrível marca de 500 conquistas, em um ano.
No vídeo abaixo, em uma das conquistas da semana, o brasileiro conduziu Consejero Español, para a vitória no hipódromo de San Isidro.
por Fábio Zerbini