11 fev 2026 | 19:27:21

Maroñas: Comandante Rapha esnoba baliza e ratifica condição de melhor velocista local

Filho do nacional Comandante Dodge, de criação da Coudelaria Família Monteiro e propriedade do Haras Bagé do Sul, venceu o Clásico Peru (L). Todos os cinco primeiros da prova foram criados no Brasil.


Comandante Rapha venceu mais uma.

Imagem: Transmissão H.R.U.

Vindo de vencer o Gran Premio Maroñas (G3), Comandante Rapha, 4 anos, filho do nacional Comandante Dodge e Hi Charlotte (Put It Back), de criação da Coudelaria Família Monteiro e propriedade do Haras Bagé do Sul, ratificou sua condição de melhor velocista do turfe uruguaio, no último final de semana.

Mesmo largando da baliza 12 (por fora de todos os seus oponentes), o corredor voltou a vencer, numa prova amplamente dominada por animais brasileiros: os seus 5 primeiros colocados foram criados no país.

Conduzido por José da Silva, Comandante Rapha ainda se deu ao luxo de perder um bocado de terreno, durante a curva - correndo pelas imediações da baliza 6, na quinta colocação. Na reta final, o castanho veio alcançar Oliver (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras), quando este já era aclamado vencedor do páreo - após a maior parte de sua extensão.

No disco, havia 3/4 de corpo de vantagem para Comandante Rapha sobre Oliver, finalizando L'Intrigatore (por Forestry, de criação do Haras Nijú) em terceiro. Leopard (Put It Back) e Labor Day (Emcee), ambos de criação do Haras Santa Maria de Araras e este último de propriedade do Haras Belmont, deram números finais ao marcador.

Treinado por Bruno Firmino, Comandante Rapha conquistou sua 7ª vitória (a 2ª clássica) em 13 corridas. Tempo de 1:04.33.

Mais notícias

Padrão de regularidade na milha, Pool Game conquista G3

Defensor do Haras Phillipson levantou o GP Presidente José Cerquinho de Assumpção (G3).

Carta de apoio da ABCPCC aos profissionais do Jockey Club de São Paulo

Twist do Iguassu e Georges: reencontro com hora marcada, na final da Copa Precocidade e Velocidade

Primeiro e segundo colocados no Grande Prêmio Turfe Gaúcho são os classificados do Rio Grande do Sul para a final do dia 14 de março, em Cidade Jardim.