07 out 2024 | 21:40:50

Maroñas: Devassa volta a impressionar, no "Seleccion"; Master of Puppets vence entre os fundistas

Brasileiros estiveram em evidência no final de semana uruguaio.


Devassa: a cada corrida, um novo show na pista de Maroñas.

Imagem: Ori Magnani (Instagram)

No domingo (6), em Maroñas, potrancas de 3 anos disputaram o Gran Premio Seleccion (G3), em 2.000m na raia de areia. Vitória da melhor fêmea do turfe uruguaio, Devassa, filha de Alcorano e Chalkida (Amigoni), criada no Brasil por Ulisses Lignon Carneiro e pertencente ao Stud Trouville.

Sob o comando de Vagner Leal, Devassa voltou a passear, na pista de Montevidéu. Vencendo de ponta a ponta, Devassa deixou suas adversárias a perder de vista, derrotando Dale Flojita por 8 corpos.

Jorge Rey enviou Devassa à pista para a conquista de sua 5ª vitória em 5 saídas. Relógios parados na marca de 2:04.54.

Noutro ponto alto da reunião, Master of Puppets, 4 anos, filho de Put It Back e Vanua Levu (Wild Event), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud San Pedro, levantou o Gran Premio de Honor (L), em 2.400m na raia de grama, para animais de 3 e mais anos.

Numa chegada eletrizante, Master of Puppets (atropelou pela linha um, sob o comando de Hector Lazo) sacou 1/2 cabeça de vantagem sobre o também brasileiro Posible Sueño (por Ay Caramba, de criação de Marcio Cezar Stanicki e propriedade do Stud Viegas). Com o argentino Long Hollidays finalizando em terceiro, Don Musa (por Alcorano, de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Stud Crespi) igualmente arrematou "colado" no ganhador, a apenas 1/2 corpo.

Facundo Santesteban é o treinador de Master of Puppets, que soma 4 primeiros lugares (esse foi seu batismo clássico) em 12 corridas. Relógios parados na marca de 2:30.82.

Segunda prova da tríplice coroa de produtos, o Gran Premio Jockey Club (G3), em 2.000m na raia de areia, deixou Suablenanav TH, do Haras Phillipson, a uma corrida da conquistar do cobiçado título. Nam Phirik (por Hofburg, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud J.C.R.) confirmou sua vitória na prova preparatória, finalizando em segundo a apenas 1 corpo e 3/4 do ganhador. Outro brasileiro, Samba E Samba (por Rally Cry, de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud H&R) atropelou para ficar com o terceiro posto.

Outra atuação digna de nota de uma representante da criação nacional foi a corrida de Original Cash (por Cape Town, de criação e propriedade do Stud Red Rafa), que escoltou a excepcional Girona Fever, por 1 corpo e 1/2, no Clásico Plinio Oribe Y Andres Oribe Deus (L), em 1.000m na raia de areia.

Mais notícias

De volta à velha forma, Quantify vence o GP Antonio Joaquim Peixoto de Castro Jr. (G2)

Filho do nacional Ganesh rendeu novo troféu ao Stud Red Rafa.

Argentina: Puerto Escondido carimba passaporte para o Pellegrini 2017

Filho de Hurricane Cat venceu a Copa de Oro (gr.I) em San Isidro.

França: em meio a polêmica sobre novas pistas, Olmedo e Teppal vencem as Poules d’Essai

Tradicionais provas de G1, para animais de 3 anos, foram disputadas no fim de semana, em Longchamp. Do lado de fora da raia, polêmica sobre as pistas designadas para os páreos.