Mondragon encerra 2019 com vitória no GP Sandpit (gr.III)
Filho do nacional Setembro Chove, pertencente ao Haras Figueira do Lago, fechou com chave de ouro sua primeira campanha aos 3 anos.
Principal embate deste domingo (1), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Sandpit (gr.III), em 2.000m na pista de grama (pesada, com 3m de cerca móvel), para produtos de 3 anos, revelou vitória de Mondragon, filho do nacional Setembro Chove e Ella Bird (A. P. Indy), de criação e propriedade do Haras Figueira do Lago.
Coube a Komka ditar o ritmo da prova. Hector Gold acionava em segundo e o favorito Hard Boiled, vindo de vencer o Grande Criterium, em terceiro. Vagner Borges mantinha Mondragon no quarto posto.
Na reta final, conforme Komka desacelerou, Mondragon passou a carregar sobre Hector Gold. Hard Boiled e Abu Dhabi, atropelando, buscavam aproximação. Na altura dos últimos 200 metros, Mondragon definiu-se na primeira colocação, para não mais abandonar o posto principal. Derrotou Hard Boiled por 1 corpo e ½, finalizando Hector Gold em terceiro. Abu Dhabi foi o quarto e Mindfullness o quinto.
A seguir, Blood Father, Komka, Coração Sureño e Nico Lopez. Não correu: Costa Rica.
Treinado por Dulcino Guignoni, Mondragon passa a contar com 3 vitórias (duas clássicas) em 6 saídas. Vencedor do Clássico Ghadeer (L), percorreu os dois quilômetros em 2:00.76.