25 nov 2024 | 19:22:51

Na Europa, City of Troy é aclamado "Cavalo do Ano"

Norte-americano, de campanha recém-encerrada, marcou a temporada do turfe europeu.


City of Troy: Cavalo do Ano, na Europa, em 2024.

Imagem: Bronwen Healy/Thoroughbred Daily News

Confirmando seu "favoritismo", o norte-americano City of Troy restou aclamado "Cavalo do Ano", na Europa, em 2024. A condecoração ocorreu durante a cerimônia do Cartier Awards, que, ano a ano, premia os melhores nomes do turfe, naquele continente.

Com campanha recém-encerrada, após a oitava colocação na Breeders' Cup Classic (G1), City of Troy foi à raia por 5 vezes, em 2024, tendo vencido em 3 delas. Depois de levantar o Epsom Derby (G1), o filho de Justify conquistou o Coral Eclipse Stakes (G1) e o Juddmonte International Stakes (G1). Nesse último compromisso, quebrou o recorde de Sea The Stars, nos 2.000 metros da raia de grama de York, na Inglaterra.

City of Troy cobrirá, a partir de fevereiro de 2025, por € 75 mil, na seção irlandesa da Coolmore.

Além da principal honraria do evento, também dedicou-se o troféu de Melhor Potro de 3 Anos ao nome de City of Troy. Desse modo, City of Troy tornou-se o primeiro animal a igualar o feito de Frankel, que, inobstante levantar os troféus de Melhor "2 anos" e de Melhor "3 anos", alcançou a premiação de "Cavalo do Ano".

Na categoria dedicada às potrancas de 3 anos, Porta Fortuna (Caravaggio) revelou-se vitoriosa - sob uma campanha fiada por 3 vitórias em provas de graduação máxima: os Coronation Stakes, Falmouth Stakes e o Matron Stakes.

Shadow of Light (Lope de Vega), que levantou os Middle Park Stakes (G1) e Dewhurst Stakes (G1), restou condecorado como o Melhor Potro de 2 Anos. Já entre as potrancas de 2 anos, havia grande dúvida - e equilíbrio, quanto à preferência do corpo votante - acerca de Desert Flower (Night of Thunder) e Lake Victoria (Frankel), que completaram a temporada na condição de corredoras invictas, detentoras de vitórias em provas de G1. No abrir da cédula, premiou-se Lake Victoria. O confronto da dupla, provavelmente por ocasião do próximo 1000 Guineas (G1) é, desde logo, artigo de grande expectativa, em meio a turfistas de todos os cantos.

Invicto, no ano de 2024 (competiu por 7 vezes, vencendo em todos os seus compromissos), Kyprios (Galileo) recebeu seu segundo Cartier Award de Melhor Fundista. O milheiro Charyn (Dark Angel), com vitórias de G1 entre Inglaterra e França, teve seu nome emoldurado na categoria de Melhor Cavalo Adulto. Bradsell (Tasleet), com dois êxitos em provas de G1, entre Inglaterra e Irlanda, restou eleito como "Melhor Velocista".

Mais notícias

De ponta a ponta, Não Da Mais vence o GP Juliano Martins – Panatlântica/Incoflandres (gr.I)

Potro do Haras Phillipson permanece sem conhecer derrota.

GP Presidente da República (G1) – STUD H&R – Doze competidores e a certeza de um final eletrizante

Confira a série de reportagens especiais assinadas por Fernando Lopes, no website do Jockey Club Brasileiro, sobre as provas de G1 do festival do GP Brasil Pixbet 2023.

Na Prova Especial Zenabre, melhor para Concentré

Defensor do Stud Ceprano é filho do nacional Dídimo.