18 jun 2024 | 17:54:00

Nota de falecimento: Edison José Mauad


Edison Mauad.

Imagem: Internet

Nesta terça-feira (18), em Curitiba, faleceu, aos 79 anos, Edison José Mauad.

Nome de referência dentre os construtores do Paraná, Edison, inobstante sua intensa atuação junto ao futebol (presidiu, por mais de uma oportunidade, o Coritiba Football Club), dedicou boa parte, de seu tempo e vida, ao cavalo Puro-Sangue Inglês. Na década de 1970, fundou, em São José dos Pinhais/PR, o Haras Xará.

Por meio de seu estabelecimento criatório, revelou uma série de corredores de destaque, dentre os quais Valiantness (ganhadora do GP OSAF, G1), Moon Berry (vencedora do Derby Paranaense, G3, contra os machos e, nos Estados Unidos, vencedora de allowance e colocada em G3), Baby Victory (Champion 2yo Filly do Troféu Mossoró, em 2005/2006), Conclusivo (vencedor do GP Presidente da República, G1), Attilius (ganhador de handicap em Dubai), dentre outros.

Também foi nos campos do Haras Xará que se recriou Néleo, vencedor dos GGPP Ipiranga (G1), Antenor de Lara Campos (G2) e, até hoje, recordista dos 1.500m, na grama, em Cidade Jardim.

Edison, de igual modo, fez-se presente à gestão do esporte. Foi presidente do Jockey Club do Paraná e da Associação dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida do Paraná.

O velório terá início às 20h desta terça-feira (18), na Capela Vaticano (Av. Desembargador Hugo Simas, 26, bairro Bom Retiro, em Curitiba/PR). O sepultamento ocorrerá amanhã, às 8h30.

A Diretoria da ABCPCC presta seus votos de condolências aos amigos e familiares.

 

Mais notícias

My Oh My atropela para vencer a PE Almirante Barroso

Corredora pertence ao Haras Uberlândia.

Com jóqueis brasileiros em ação, Kentucky Derby pede passagem

Abertura da tríplice coroa norte-americana acontecerá neste sábado (3). João Moreira e Luan Machado se farão presentes, para entusiasmo dos turfistas brasileiros.

Nota de falecimento: Treinador Mário André

Mário André Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP Faleceu nesta manhã, em sua residência, na capital paulista, aos 55 anos, o treinador Mário André. Gaúcho de Bagé, André iniciou sua carreira profissional em São Paulo como jóquei, mas, foi no cargo de treinador, que efetivamente conquistou enorme sucesso, tendo vencido, por exemplo, o Grande Prêmio São Paulo, prova principal do turfe paulista, em duas... [continua ]