02 out 2020 | 22:02:40

Nota de falecimento: Lineu Eduardo de Paula Machado


Lineu Eduardo de Paula Machado, ao lado da esposa Sandra, com as taças dos Gran Premios Carlos Pellegrini e Joaquin S. De Anchorena, vencidos por Seaborg e Riton, respectivamente, em 2 de dezembro de 1995.

Imagem: Divulgação Haras São José & Expedictus

Faleceu, nessa quinta-feira (1), Lineu Eduardo de Paula Machado. Aos 88 anos, foi vítima de uma parada cardíaca.

A menção a Lineu Eduardo remete a uma das figuras fundamentais da história do turfe brasileiro – e principalmente da criação do cavalo PSI, no Brasil. Filho do fundador do Haras São José & Expedictus, Linneo de Paula Machado, Lineu Eduardo levou adiante os feitos transformadores do pai, no que toca o desenvolvimento da criação nacional.

No Brasil, uma infinidade de corredores emblemáticos conduziu Lineu Eduardo ao winner’s circle a às taças, de modo recorrente. Difícil supor que algum tenha brilhado tanto quanto Itajara. Tamanho foi o poderio genético inerente à criação SJ&E, contudo, que as fronteiras nacionais não foram limite para o sucesso do haras – e de Linneo, enquanto criador e proprietário. Na Argentina, Seaborg e Riton foram azes da farda. Nos Estados Unidos, Siphon quebrou barreiras, até então tidas como intransponíveis, para o cavalo de corrida do Brasil.

Sucede a Lineu Eduardo, Lineu de Paula Machado, que, inobstante os feitos de seus cavalos, administra o centro de treinamentos Vale do Itajara, inaugurado em meados da década de 1990, em Secretário, na serra fluminense.

A Diretoria da ABCPCC presta condolências à família enlutada e sua singela homenagem ao protagonista de feitos que demandam a eterna reverência da comunidade turfística nacional.

Mais notícias

Estados Unidos: Evidências vence listed race, em Aqueduct

Crioula do Haras Old Friends conquistou o Turnback the Alarm Stakes (L).

Cristal: Emix Wild reaparece com vitória

Desejada Naka também brilhou em Porto Alegre.

Wind of Change conquista seu primeiro êxito em prova de grupo

Arenático do Stud Pixote venceu o GP João José e José Carlos de Figueiredo (gr.III).