02 out 2020 | 22:02:40

Nota de falecimento: Lineu Eduardo de Paula Machado


Lineu Eduardo de Paula Machado, ao lado da esposa Sandra, com as taças dos Gran Premios Carlos Pellegrini e Joaquin S. De Anchorena, vencidos por Seaborg e Riton, respectivamente, em 2 de dezembro de 1995.

Imagem: Divulgação Haras São José & Expedictus

Faleceu, nessa quinta-feira (1), Lineu Eduardo de Paula Machado. Aos 88 anos, foi vítima de uma parada cardíaca.

A menção a Lineu Eduardo remete a uma das figuras fundamentais da história do turfe brasileiro – e principalmente da criação do cavalo PSI, no Brasil. Filho do fundador do Haras São José & Expedictus, Linneo de Paula Machado, Lineu Eduardo levou adiante os feitos transformadores do pai, no que toca o desenvolvimento da criação nacional.

No Brasil, uma infinidade de corredores emblemáticos conduziu Lineu Eduardo ao winner’s circle a às taças, de modo recorrente. Difícil supor que algum tenha brilhado tanto quanto Itajara. Tamanho foi o poderio genético inerente à criação SJ&E, contudo, que as fronteiras nacionais não foram limite para o sucesso do haras – e de Linneo, enquanto criador e proprietário. Na Argentina, Seaborg e Riton foram azes da farda. Nos Estados Unidos, Siphon quebrou barreiras, até então tidas como intransponíveis, para o cavalo de corrida do Brasil.

Sucede a Lineu Eduardo, Lineu de Paula Machado, que, inobstante os feitos de seus cavalos, administra o centro de treinamentos Vale do Itajara, inaugurado em meados da década de 1990, em Secretário, na serra fluminense.

A Diretoria da ABCPCC presta condolências à família enlutada e sua singela homenagem ao protagonista de feitos que demandam a eterna reverência da comunidade turfística nacional.

Mais notícias

Carta de convocação: reunião da OSAF

Reunião ocorrerá no dia 9 de março, no Chile, em meio às atividades do GP Longines Latinoamericano (gr.I).

No festival de Palermo, José Luiz Aranha vence seu primeiro G1 na Argentina

Treinador brasileiro encilhou Tan Gritona, vencedora do GP Jorge de Atucha (G1). Já Francisco Leandro levou ao disco Subsanador, vencedor do GP Montevideo (G1).

SBB informa: relação de avisos de coberturas e atestados de padreação (abril/2025)

Até 24 de abril de 2025, o Stud Book Brasileiro recebeu 2.303 atestados de padreação referentes à geração nascida em 2024. Os atestados de padreação significam a confirmação pelos proprietários dos reprodutores sobre as coberturas realizadas. Os números abaixo estão sujeitos a alterações diárias.