02 out 2020 | 22:02:40

Nota de falecimento: Lineu Eduardo de Paula Machado


Lineu Eduardo de Paula Machado, ao lado da esposa Sandra, com as taças dos Gran Premios Carlos Pellegrini e Joaquin S. De Anchorena, vencidos por Seaborg e Riton, respectivamente, em 2 de dezembro de 1995.

Imagem: Divulgação Haras São José & Expedictus

Faleceu, nessa quinta-feira (1), Lineu Eduardo de Paula Machado. Aos 88 anos, foi vítima de uma parada cardíaca.

A menção a Lineu Eduardo remete a uma das figuras fundamentais da história do turfe brasileiro – e principalmente da criação do cavalo PSI, no Brasil. Filho do fundador do Haras São José & Expedictus, Linneo de Paula Machado, Lineu Eduardo levou adiante os feitos transformadores do pai, no que toca o desenvolvimento da criação nacional.

No Brasil, uma infinidade de corredores emblemáticos conduziu Lineu Eduardo ao winner’s circle a às taças, de modo recorrente. Difícil supor que algum tenha brilhado tanto quanto Itajara. Tamanho foi o poderio genético inerente à criação SJ&E, contudo, que as fronteiras nacionais não foram limite para o sucesso do haras – e de Linneo, enquanto criador e proprietário. Na Argentina, Seaborg e Riton foram azes da farda. Nos Estados Unidos, Siphon quebrou barreiras, até então tidas como intransponíveis, para o cavalo de corrida do Brasil.

Sucede a Lineu Eduardo, Lineu de Paula Machado, que, inobstante os feitos de seus cavalos, administra o centro de treinamentos Vale do Itajara, inaugurado em meados da década de 1990, em Secretário, na serra fluminense.

A Diretoria da ABCPCC presta condolências à família enlutada e sua singela homenagem ao protagonista de feitos que demandam a eterna reverência da comunidade turfística nacional.

Mais notícias

Frankie Dettori é aclamado como jóquei número 1 do mundo, em 2018

Prêmio da Longines, que premia o primeiro colocado de ranking organizado pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas, será entregue ao bridão italiano, pela segunda vez.

Italian Party confirma favoritismo no GP Euvaldo Lodi (G3)

Potranca do Haras Santa Maria de Araras conquistou seu batismo clássico.

Copa dos Criadores: Stud Galope e Olympic Winner "inauguram" o bônus da Taxa Universal

Produtos inscritos na Taxa Universal, nas gerações 2021 e 2022, receberão bônus da ABCPCC, no valor de R$ 1.500,00, nos páreos de 2 anos.