Pai de 26 ganhadores de G1, Speightstown morre nos Estados Unidos
Garanhão da WinStar Farm encontrava-se com 25 anos.
O reprodutor Speightstown morreu, aos 25 anos, na WinStar Farm, no Kentucky.
Um dos mais bem sucedidos garanhões de sua época, nos Estados Unidos, foi submetido à eutanásia, no último dia 8, em razão de uma enfermidade de graves proporções.
Filho de Gone West e Silken Cat (Storm Cat), Speightstown competiu dos 3 aos 6 anos, obtendo 10 vitórias em 16 saídas e mais de US$ 1,2 milhão em prêmios. Foi, justamente, em sua última temporada nas pistas, aliás, que obteve seus melhores resultados. Venceu, dentre outros páreos, a Breeders' Cup Sprint (G1 - replay abaixo).
Speightstown ficou marcado na memória dos turfistas brasileiros também pelo fato de ter sido superado, por ampla margem, no Vosburgh Stakes (G1) de 2004, por Pico Central.
Tendo ingressado na reprodução, em 2005, na já mencionada WinStar Farm, Speightstown revelou-se reprodutor dos mais versáteis e bem sucedidos. Sua prole alcançou excelentes resultados competindo em diferentes tipos de raia e distâncias.
Até aqui, conta com 138 black type winners e nada menos que 26 ganhadores individuais de G1. Em sua última temporada de monta, cobriu a US$ 80 mil, no primeiro semestre de 2023.
Alguns de seus melhores produtos, inclusive, representam boas promessas - e algumas "realidades consumadas" - na reprodução. O garanhão da Coolmore, Munnings; e as "novidades" (vencedores de graduação máxima, em pista) Charlatan e Olympiad são alguns dos nomes mais destacados, vinculados à produção de Speightstown.
No Brasil, Speightstown teve como representante Sum of The Parts - que deixou 3 gerações registradas no SBB, antes de desaparecer, no ano de 2020.