09 mar 2024 | 20:25:56

Piu Carina bate Opazo e torna-se a primeira fêmea a vencer a Copa Precocidade e Velocidade

Potranca da parceria Stud J.C.R./Stud AML brilhou, no aguardado momento, em Cidade Jardim.


Piu Carina brilhou, em Cidade Jardim, para vencer a final da "Copa".

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Com mais de meio milhão de reais em prêmios, a Copa Precocidade e Velocidade ABCPCC teve sua final disputada, neste sábado (9), em Cidade Jardim, por produtos de 2 anos, em 1.000m na raia de grama (pesada). Vitória da primeira fêmea a levantar a competição, em seu breve histórico: Piu Carina, filha de Kentuckian e Tua Carina (Our Emblem), de criação do Haras Palmerini e propriedade do Stud J.C.R./Stud A.M.L.

Classificado via GP Turfe Gaúcho, Lendário Brujo, que debutava em Cidade Jardim, destacou-se, na ponta, após a partida. Enquanto o corredor permanecia pela porção interna da raia, nas balizas próximas da cerca externa notavam-se os avanços de Opazo e Piu Carina. Felina Dollar (a mais aberta de todos) era outra que postulava os primeiros postos.

Ao final do prolongamento da reta final, Opazo já havia definido-se, em primeiro. Com "luz", Opazo cruzou a frente de Piu Carina, que restou lançada por dentro do corredor, por Leandro Henrique.

Nos últimos 350 metros, Valmir Rocha, enfim, "mexeu" em Opazo. O corredor, porém, não "tirou" na frente de Piu Carina. A corredora, por outro lado, passou a descontar, dali para frente, a vantagem de seu oponente.

Numa insistente e forte carga, Piu Carina alcançou Opazo, quando faltavam 100 metros para o espelho. Rendendo a Henrique (venceu a edição inaugural, com London Moon, em 2022) sua segunda vitória na "Copa", a corredora, então, rumou para sua conquista, consolidada com 1 corpo e 3/4 de vantagem sobre Opazo, o segundo colocado. Lendário Brujo foi o terceiro. Galã Magee e Felina Dollar.

Depois, Comandante Rapha, La Color Trick, Nudini, Number Runner, Navarra, Raya Queen, Hindenburg, Nascar Race, Twister, Last Lance e Fawcet.

Treinada, em Curitiba/PR, por Zeferino Moura Rosa, Piu Carina obteve sua segunda vitória em 2 corridas. Na estreia (clique aqui para assistir ao replay), a corredora havia vencido a seletiva do Paraná por 13 corpos. 

Tempo de 55.76.

Mais notícias

Kentucky acena para mudanças nas punições de treinadores em casos de doping

Após acontecimentos recentes, nos quais houve abrandamento de punições aplicadas a treinadores, para situações de doping, Kentucky Horse Racing Commission propõe alterações nas normas do estado acerca do tema – que deverá ampliar as possibilidades de defesa dos profissionais.

Com reaparecimento de luxo, Black Cello fatura o GP Conde de Herzberg (gr.II)

Potro do Stud B L esnobou o fator reaparecimento e se firmou como líder, entre os machos, na Gávea. A mãe, Quanto Carina, entrou para a história da criação nacional, no posto de primeira égua, a produzir 5 ganhadores individuais de grupo.

No Rio de Janeiro, hora e vez das tríplices coroas

Um fim de semana de muita emoção promete se desenrolar nas pistas do Rio de Janeiro. Com chamativas programações, o Jockey Club Brasileiro dará início às suas tríplices coroas, e assim, alguns dos melhores animais em atividade no turfe brasileiro darão o ar de sua graça na raia carioca.