17 mar 2017 | 17:49:13

Projeto de lei busca fomentar a indústria do cavalo PSI em Bagé

PL 7.126/17 foi protocolado na última quarta-feira por Afonso Hamm em Brasília


Afonso Hamm e Fabiano Marimon (dir.) apresentaram o PL 7.126/17 em sessão da Câmara dos Deputados

Imagem: Reprodução/Divulgação Folha de Bagé

Na última quarta-feira (17), o deputado federal Afonso Hamm (PP) anunciou à Câmara dos Deputados em Brasília o protocolo do projeto de lei nº 7.126/17, que pretende conferir ao Município de Bagé/RS o título de "Capital Nacional da Criação de Cavalos PSI". O projeto foi apresentado na presença, ainda, do secretário de Cultura e Turismo, Fabiano Marimon. 

"Quero fazer o registro da importância turística, de negócios e de geração de empregos desse projeto na valorização da retomada dessa atividade. Cinquenta por cento do criatório nacional é exatamente no Município de Bagé e Aceguá e setenta por cento são (ganhos) por animais oriundos desses criatórios, por isso da 'capital nacional do puro-sangue inglês" discursou Hamm em sessão. 

De acordo com a reportagem da Folha de Bagé, no texto do projeto de lei, que busca implementar ações de fomento à indústria do PSI em Bagé e região, constam informações como os R$ 16 bilhões movimentados anualmente pela criação do cavalo de corrida no Brasil, bem como o sucesso e a reputação, de reconhecimento internacional, angariados pela criação de Bagé. 

Hamm também declarou à redação do jornal que a aprovação do projeto pode render frutos ao turismo. través desse projeto queremos, posteriormente, reativar as disputas que ocorriam no Jockey Clube de Bagé, as provas de turfe. Para mim, significa emprego. Classifico como uma indústria, por tudo o que movimenta (...) Se tiverem corridas, que é o que queremos, os criadores poderão vender seus exemplares em leilões, o que fará com que o município passe a absorver verbas oriundas de impostos. É uma cadeia produtiva importante para a nossa economia e, tenho certeza, vai movimentar muito", afirmou Hamm à Folha de Bagé.

Mais notícias

To Sir With Love confirma favoritismo no Grande Prêmio Sandpit (G3)

Filho do nacional My Cherie Amour, que pertence ao Haras Doce Vale, conquistou seu batismo clássico.

De olho no "tri" do Suckow, Mandrake conquista listed race

Velocista do Stud H&R foi o melhor no Clássico Jockey Club de São Paulo (L).

Copa dos Criadores: geração 2020 com Taxa Universal paga

Animais com inscrição realizada (pagamento da Taxa Universal) e com pais credenciados no Leilão de Coberturas 2019 poderão atuar na Copa dos Criadores sem o pagamento de penalidades. Confira a lista.