15 nov 2017 | 17:31:14

Sem surpresas: Enable recebe Cartier Award de animal do ano na Europa

Potranca do Príncipe Khalid Abdullah brilhou intensamente ao longo da temporada.


Dona de campanha histórica, Enable roubou a cena no turfe europeu, em 2017

Imagem: Steve Davies/Racing Fotos

Ontem, no Dorchester Hotel, em Londres, realizou-se a cerimônia de premiação do Cartier Awards, que ano a ano condecora os melhores PSI do turfe europeu. Desta feita, uma “poule de dez” no momento mais importante da festividade: Enable restou nomeada animal do ano, em 2017.

Treinada na Inglaterra por John Gosden, a filha de Nathaniel e Concetric (Sadler’s Wells), de criação (britânica) da Juddmonte Farms e pertencente ao titular desta, Príncipe Khalid Abdullah, firmou-se, no primeiro semestre, como fêmea líder do continente europeu ao conquistar tanto o Epsom Oaks (gr.I) quanto o Irish Oaks (gr.I). Na sequência da temporada, mesmo em meio aos machos e animais de maior idade, Enable continuou fazendo história. Ela emplacou o double nas duas principais provas europeias abertos a animais de 3 e mais anos, no caso o Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) e o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Além do principal prêmio da cerimônia, Enable igualmente foi condecorada com o Cartier Award de melhor potranca de 3 anos. No prêmio correspondente, destinado aos machos, seu companheiro de cocheiras, Cracksman (Frankel) venceu na categoria de melhor potro de 3 anos.

U S Navy Flag (War Front) e Happily (Galileo) levaram os respectivos troféus de melhor potro e melhor potranca de 2 anos para a Coolmore. A coudelaria também esteve em evidência com Order of St. George (Galileo), pelo segundo ano consecutivo eleito o melhor fundista da Europa. Harry Angel (Dark Angel) venceu na categoria de melhor velocista e Ulysses (Galileo) na premiação do melhor cavalo adulto.

Um dos mais célebres treinadores britânicos, Sir Michael Stoute (treinador do, há pouco citado, Ulysses) recebeu o Daily Telegraph Award of Merit.

Mais notícias

Filo de Arianna e Planetário: atuações de luxo, em provas de G2, nos Estados Unidos

Brasileiros foram à raia no sábado e fizeram bonito.

De ponta a ponta, Dark Bobby confirma favoritismo no GP Presidente Vargas (G3)

Milheiro pertence ao Stud Stabile Quintella.

A um passo da eternidade: Enable busca inédito “tri” do Arco do Triunfo

Dona de uma das melhores campanhas da história do turfe, defensora da Juddmonte poderá, no domingo, tornar-se o primeiro animal a vencer, por 3 vezes, a prova máxima francesa.