Cerimônia foi realizada, no último sábado (4), véspera do festival da Copa dos Criadores. Doutor Sureño (Haras Moema/Haras Old Friends) foi condecorado com a maior honraria da noite, o Troféu Mossoró de Cavalo do Ano.
No último sábado, véspera do festival da Copa dos Criadores, foi realizada a cerimônia do Troféu Mossoró, da temporada 2023/2024. A premiação que condecora, ano a ano, os melhores nomes do turfe brasileiro, reuniu criadores, proprietários e profissionais no salão da Tribuna B do Jockey Club Brasileiro, que, em evento de congraçamento, revisitaram nomes e momentos marcantes da temporada, que serviu de base à votação.
Na principal categoria do Troféu Mossoró, Doutor Sureño foi eleito "Cavalo do Ano". O filho de Agnes Gold, de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Moema, passou invicto pelo segundo semestre de 2023, emplacando o luxuoso double iniciado na Copa ABCPCC Clássica - Matias Machline (G1) e finalizado no Gran Premio Latinoamericano (G1), na Argentina. Precocemente desaparecido, quando se encontrava na iminência de iniciar sua jornada de reprodutor, o castanho deixou a criação nacional carente de uma de suas principais promessas - e, turfistas de todo o Brasil, saudosos do brilhante corredor que foi em pista.
Além desse e de outros vencedores da noite, o Troféu Mossoró também oportunizou o compartilhamento, do Presidente Julio Camargo junto aos presentes, a respeito da situação da ABCPCC, dos projetos futuros e outras perspectivas a respeito da entidade. Igualmente, foi homenageado Oswaldo Antunes Maciel, titular da Coudelaria Pelotense - um dos mais longevos criadores PSI, em atividade, no Brasil. Houve, também, uma mensagem de agradecimento, realizada pelo Presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul e pela criadora e proprietária gaúcha, Faby Mattos, em vista das ações de solidariedade realizadas pela comunidade turfística nacional, diante das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul.
Abaixo, alguns flashes da premiação. Fotografias de autoria de João Cotta (@joaocotta_photos).
Anizio Andretta.
Imagem: Revista Turfe & Fomento
Faleceu na data de ontem (8), em Campo Grande/MS, aos 94 anos, o treinador Anizio Andretta.
Após iniciar sua carreira em Curitiba, Andretta viria a se revelar um dos mais vitoriosos treinadores de sua época, no Brasil, tendo como base o Hipódromo de Cidade Jardim. Prestando serviços a renomadas coudelarias, esteve à frente, por exemplo, das cocheiras... [continua ]
Anthony Van Dyck, o sétimo Derby de Aidan O’Brien
Responsável por 4 dos 5 primeiros colocados, treinador irlandês igualou os maiores vencedores do Epsom Derby (gr.I) após conquista do filho de Galileo.
Paraná: Last World surpreende os machos, no melhor páreo do dia
Potranca do Stud Duplo Ouro bateu lote de ganhadores clássicos no Prêmio ACPCCP.