12 ago 2017 | 22:01:29

Tupã Ceretã reabilita-se e vence o Clássico Siphon (L)

Alazão da Coudelaria Fakidou mostrou forma para a tríplice coroa.


Tupã Ceretã contou com ótima condução de Marcos Ribeiro

Imagem: Marília Lemos

Disputado neste sábado (12), em Cidade Jardim, o Clássico Siphon (L), em 1.600m na pista de grama (8m de cerca móvel), para produtos de 3 anos, teve em Tupã Ceretã, filho de Quick Road e Katita Porã (Special Nash), de criação do Haras Mabruk e propriedade da Coudelaria Fakidou, o seu vencedor.

Xtreme Dream (Elmustanser) e Peter-Pilotto (Rock of Gibraltar) saíram em briga pela dianteira. O favorito Icelandic (Silent Times) posicionava-se em terceiro. Tupã Ceretã, pela cerca, corria em quarto. Depois apareciam Link Olímpico (Acteon Man), Galbas (Inexplicable) e Olympic Horizon (Conclusivo).

Na cabeceira da curva, Peter-Pilotto definiu-se em primeiro. O defensor do Haras San Francesco ingressou na reta final 1 corpo à frente de Xtreme Energy. Por fora da dupla, Icelandic dava o ar de sua graça, em evoluções. Na brecha existente entre Xtreme Energy e Peter-Pilotto, Marcos Ribeiro lançou Tupã Ceretã, na altura dos últimos 350 metros.

Dali em diante, Tupã Ceretã e Icelandic passaram a disputar, de modo acirrado, a primeira colocação. Nos lances decisivos do páreo, Tupã Ceretã galgou êxito em aparar os avanços adversários, vencendo por ¾ de corpo. Link Olímpico (3 e ¼) arrematou em terceiro. Completaram o marcador Peter-Pilotto (3 e ¾) e Galbas (7 e ¾).

Depois: Xtreme Energy e Olympic Horizon. Não correu: Langhy Tom.

Competindo pela primeira vez sob os cuidados de Thiago Aidar (que assumiu o treinamento de boa parte dos animais de José Luiz Aranha com a ida deste para a Argentina), Tupã Ceretã conquistou a terceira vitória em 4 corridas. Vencedor do GP Pres. José de Souza Queiroz (gr.III) e vindo de falhar no GP Farwell (gr.I), Tupã Ceretã reabilitou-se por completo, no teste para a tríplice coroa, ao assinalar 1:35.61, com finais de 24.81 e 12.00.

Mais notícias

Logo mais, embates imperdíveis no início da quádrupla coroa de Cidade Jardim

"Duelo com hora marcada", entre Dashing Court e Urso de Birigui; choque de ganhadoras de G1 no GP Barão de Piracicaba. Não perca!

Cólica tirou Jolie Olímpica da Del Mar Mile; retorno marcado para setembro, em G3

Brasileira, que seria inscrita na Del Mar Mile (G2), do último domingo, abdicou do compromisso em razão de cólica. Já recuperada, retomará sua campanha na Ladies Sprint (G3), em Kentucky Downs (G3).

Com duas reuniões, festival do GP Paraná pede passagem

Paranaenses celebrarão sua semana máxima com reuniões na quinta-feira e no domingo. Arremates serão realizados no sábado.