12 jan 2022 | 22:58:20

Veterinária: alterações na canela podem ser sinais indicativos de futuras lesões, aponta estudo

Pesquisadores da Escola de Medicina Veterinária de Queensland analisaram modificações em partes da canela e sua possível relação com potenciais lesões.


Pesquisadores da Escola de Medicina Veterinária de Queensland, na Austrália, analisaram alterações verificadas em determinadas partes do osso da canela de cavalos de corrida e sua possível relação com futuras lesões.

O estudo original, publicado no repositório de artigos Animals Journal e também reportado no website Horse Talk, aborda, principalmente, modificações nos sulcos parasagitais identificadas mediante utilização de raio x, tomografia computadorizada e ressonância magnética, em casos de acidentes catastróficos.

Os pesquisadores analisaram as articulações dos boletos de 20 animais que sofreram acidentes catastróficos, em treinamento ou em corrida – com ou sem fratura de boleto. Notaram que, em todos os casos, os animais apresentavam alterações ósseas ou de cartilagem dos sulcos parasagitais.

Concluíram, por fim, que, muito embora seja comum haver modificações nos sulcos parasagitais de cavalos de corrida, alguns determinados tipos de alterações (e combinações de achados radiológicos referentes aos sulcos parasagitais) são proeminentes em casos de acidentes catastróficos.

Além disso, o acúmulo de microlesões, passíveis de identificação somente sob apuração de minuciosas técnicas de exame, também é correlacionado aos acidentes catastróficos.

Para acessar a íntegra do estudo no Animals Journal, clique aqui.

Para acessar a reportagem do website Horse Talk, clique aqui.

Mais notícias

Friends of Gold: um galope de saúde na homenagem a Grisi Filho

Defensora de Bet Gold Stud conquistou prova de G2 para campanha.

Troféu Mossoró será transmitido ao vivo

Premiação será transmitida pela TV Turfe/RJ, logo após o último páreo de Saratoga (marcado para as 19h13).

Nota do Comitê de Crise do Jockey Club do Rio Grande do Sul

Nos últimos dias nosso Estado vem passando por uma situação jamais antes imaginada. Estamos diante de um pesadelo, vivido de maior ou menor intensidade por todos nós. Com o Jockey Club do RS, seus proprietários e profissionais não foi diferente. De antemão queremos agradecer imensamente a toda a comunidade turfística do Brasil, que não mediu esforços em ajudar o Jockey... [continua ]