13 abr 2019 | 21:41:09

Winx emociona no adeus e vence, pela terceira vez, o Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Na trigésima terceira vitória consecutiva, sendo a vigésima quinta de G1, super craque australiana teve sua campanha encerrada.


Winx: o final perfeito para uma história incrível. 

Imagem: Steve Hart/Horse Racing

O final feliz de uma história cujos números confundem-se com o inacreditável.

Neste sábado (13), em Randwick, mais de 43 mil pessoas contemplaram a despedida das pistas de Winx, 7 anos, filha de Street Cry e Vegas Showgirl (Al Akbar), de criação de Fairway Thoroughbreds e propriedade de Magic Bloodstock Racing, R. G. Treweeke & Mrs. D. N. Kepitis. Ela venceu, pela terceira vez, o Queen Elizabeth Stakes (gr.I), em 2.000m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos.

Para evitar qualquer embaraço no grand finale, Hugh Bowman manteve Winx sempre por fora de seus adversários. Nem mesmo uma passagem providencial obtida pelo japonês Kluger (King Kamehameha), rente à cerca interna, foi o bastante para, somada à perda de terreno de Winx, comprometer a última vitória da histórica corredora.

Para delírio de sua legião de fãs, Winx derrotou Kluger por 1 corpo e ½. Hartnell (Authorized) ficou com a terceira colocação. Tempo de 2:02.54.

Sem prejuízo das qualidades que fizeram de Winx uma das mais expressivas corredoras da história, Chris Waller brilhou na manutenção do estado atlético da corredora, em alto nível, durante toda a sua campanha. Inobstante, Waller conquistou, no ato, sua 100ª vitória em provas de G1 (das quais 25 obteve na retaguarda de Winx).

O turf record de Winx foi encerrado com 43 saídas e 37 primeiros lugares. Tendo iniciado sua campanha em 2014 e competindo sempre em solo australiano, venceu, por 4 vezes, o Cox Plate (gr.I), o Chipping Norton Stakes (gr.I) e o George Ryder Stakes (gr.I); por 3 vezes o George Main Stakes (gr.I) e o Queen Elizabeth Stakes (gr.I); por 2 vezes o Turnbull Stakes (gr.I), o Apollo Stakes (gr.II) e o Warwick Stakes (gr.II); e uma vez o Queensland Oaks (gr.I), o Epsom Handicap (gr.I), o Doncaster Handicap (gr.I), o Caulfield Stakes (gr.I), o Winx Stakes (gr.I), o Furious Stakes (gr.II), o Phar Lap Stakes (gr.II), o Theo Mark Stakes (gr.II), o Chelmsford Stakes (gr.II), e o S. C. Guineas (gr.III).

Com mais de US$ 19,7 milhões em somas ganhas, Winx tornou-se o animal mais premiado, em toda a história. Igualmente detém o recorde de vitórias em provas de G1, em escala mundial, bem como o recorde de vitórias consecutivas, no turfe australiano.

Mais notícias

EUA: aos 88, Wayne Lukas torna-se o treinador mais veterano a vencer uma prova da tríplice coroa

Lenda do quadro de profissionais do turfe estadunidense (e mundial) apresentou Seize The Grey, que, no último sábado, venceu o Preakness Stakes (G1), em Pimlico.

La Color Trick conquista sua primeira vitória, diretamente, em prova clássica

Potranca do Haras Rio Iguassu venceu o Clássico Alô Ticoulat Guimarães (L).

Aos 28 anos, Pivotal é aposentado

Reprodutor, até aqui, produziu 241 stakes winners, sendo 31 ganhadores de G1. "Pai de pais" e avô materno de exceção, despede-se do breeding shed na condição de um dos mais importantes garanhões do Século XXI.