Adayar, um Frankel, impressiona no Epsom Derby (G1)
Potro da Godolphin não deu chance aos adversários, no momento mais aguardado do ano, em Epsom Downs.
Disputado desde 1780, o Epsom Derby (G1) é uma das provas – se não “a” prova – mais tradicionais do turfe mundial, tendo seu nome, suas chamada e proposta de disputa replicadas em vários lugares, ao redor do mundo. Neste sábado (5), coube ao irlandês Adayar, filho de Frankel e Anna Salai (Dubawi), de criação e propriedade da Godolphin, escrever seu nome dentre os vencedores de tão importante corrida.
Adam Kirby aproveitou cada centímetro do percurso, ao manter Adayar rente à cerca, enquanto acompanhava, na quarta colocação, o ritmo puxado por Gear Up. Na reta final, Kirby conseguiu lançar Adayar pela baliza 1, passando por dentro, portanto, de Gear Up.
Tomando a ponta nos últimos 300 metros, o castanho passou a livrar mais e mais corpos, na primeira colocação. Em vitória convincente, abriu 4 corpos e ½ à frente de Mojo Star, que, por sua vez, impediu dobrada da Godolphin, tendo em vista que Hurricane Lane, um neto de Shirocco, companheiro de farda do ganhador, foi o terceiro.
O favorito Bolshoi Ballet foi apenas o sétimo.
Treinado por Charlie Appleby, Adayar obteve a 2ª vitória em 5 corridas. Em seu primeiro êxito clássico, completou a milha e meia na marca de 2:36.85.