08 nov 2020 | 04:24:23

Authentic: um final feliz para um dramático 2020 de Bob Baffert

Filho de Into Mischief conquistou a Breeders’ Cup Classic (G1), em recorde. Bob Baffert, após altos e baixos ao longo da temporada, emplacou ponta e dupla.


Authentic venceu de ponta a ponta, em recorde

Imagem: Associated Press

Reprovações em exames antidoping, lesões em alguns dos seus principais animais, um pesadelo na revisão da conquista de Justify – por questões de medicação: o ano de 2020 foi peculiar – e dramático – para Bob Baffert. Neste sábado (8), porém, quis o destino que a temporada tivesse final, mais do que feliz, para o campeoníssimo treinador.

Authentic, 3 anos, filho de Into Mischief e Flawless (Mr. Greeley), de criação de Peter E. Blum Thoroughbreds e propriedade de Spendthrift Farm LLC, Starlight Racing, Madaket Stables LLC e MyRacehorse.com, conquistou a Breeders’ Cup Classic (G1), em 2.000m na pista de areia, com US$ 6 milhões de dotação, disputada por produtos de 3 e mais anos, em Keeneland.

Sem inovações, John Velazquez lançou Authentic à dianteira, logo após a partida – como está acostumado, de fato, a fazer. Seus companheiros de cocheira, Improbable e Maximum Security, juntamente de Global Compaign, acompanhavam, de perto, os movimentos do ponteiro.

Na reta final, Authentic não deu qualquer chance de aproximação aos adversários. Improbable manteve seu ritmo, para formar a dupla – e completar a dobrada de Baffert, agora vencedor da Classic por 4 oportunidades – a 2 corpos e ¼. Global Campaign foi o terceiro e Tacitus o quarto. Maximum Security, algo prejudicado, no tiro direto, finalizou em quinto.

Dono de uma campanha que beira a perfeição, Authentic chega à marca de 6 vitórias em 8 corridas. Suas “piores” corridas foram dois segundos lugares, em provas de G1: para Honor A. P., no Santa Anita Derby (G1) e para Swiss Skydiver (G1) no Preakness Stakes (G1).

Ganhador do Kentucky Derby (G1), do Haskell Stakes (G1), do San Felipe Stakes (G2) e do Sham Stakes (G3), Authentic tornou-se o novo recordista dos dois quilômetros, na pista principal de Keeneland, ao completar a distância na marca de 1:59.19.

Mais notícias

Raptor’s mostra forma para a tríplice coroa

Potro do Haras do Morro levantou o Grande Prêmio Frederico Lundgren (G3), rendendo ao treinador Luis Esteves nada menos que a sua quinta conquista consecutiva no histórico do páreo (tendo emplacado sua segunda dobrada seguida na competição).

Único Lô e Celestial Kitten prevalecem entre os mais novos

Geração 2021 foi atração, desta quinta-feira (4), em Porto Alegre. Nos machos e nas fêmeas, vitórias para Luiz Henrique F. dos Santos.

Rumo ao "OSAF", Fuerza Viva conquista G2

Potranca do Haras Belmont conquistou o Grande Prêmio Prefeito Fábio da Silva Prado (G2).