14 mar 2018 | 23:26:40

Criação perde Elusive Quality

Aos 25 anos, garanhão da Darley restou sacrificado em razão de enfermidades relacionadas à idade avançada. Consagrado, deixou duas gerações no Brasil.


Até aqui, 51 ganhadores individuais de provas de grupo destacam a produção de Elusive Quality.

Imagem: Darley America

Conforme amplamente divulgado na mídia especializada, morreu nesta quarta-feira (14), na seção norte-americana da Darley, Elusive Quality. Aos 25 anos, o reprodutor, que havia sido aposentado no ano passado, restou sacrificado em razão de enfermidades relacionadas à idade avançada.

Nascido em 1993, no Kentucky (criação de Silver Springs Stud Farm, Inc. & Mrs. J. Costelloe), o filho de Gone West e Touch of Greatness (Hero’s Honor) foi adquirido, quando potro, pelo Sheikh Mohammed. Em campanha, venceu o King Bishop’s Stakes (gr.II), aos 3 anos, o Tom Fool Handicap (gr.III) aos 4 e os Jaipur Handicap (gr.III) e Poker Stakes (gr.I) com 5.

Ingressando na reprodução no ano de 1999, Elusive Quality produziu 51 ganhadores graduados, segundo informação publicada hoje no website da Blood Horse. Na mesma matéria, consta que 73 stakes winners, até aqui, foram originados a partir de filhas de Elusive Quality.

Tendo perdido a tríplice coroa norte-americana de maneira dramática, por ter lhe faltado somente o Belmont Stakes (gr.I) para tanto, Smarty Jones figura como um dos destaques da produção de Elusive Quality. O vencedor da Breeders’ Cup Classic (gr.I), Raven’s Pass, e o múltiplo ganhador de G1 (atualmente destacado reprodutor na Lane’s End Farm) Quality Road igualmente ganham chamariz no stud record do garanhão.

Em 2009, causou grande furor o anúncio da vinda de Elusive Quality para o Brasil. Arrendado pelo Stud TNT para duas temporadas de monta sul americana, Elusive Quality serviu em Bagé por 2 anos, resultando em 224 produtos registrados no Stud Book Brasileiro.

De sua passagem por campos brasileiros destacam-se os ganhadores de G1 Bonaparte (GP Derby Paulista), Avenger of Light (GP Linneo de Paula Machado, em recorde), Colorado Girl (GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra), Birking Bag (GP Diana) e Last Kiss (GP Henrique de Toledo Lara). Ganhadores de grupos II e III, Chronnos (recentemente incorporado à reprodução), Desejado Magee, Ana Luisa, Sai de Baixo, Carrocel Encantado e Ainda Melhor colaboraram para fazer de Elusive Quality o shuttling mais bem sucedido da história da criação nacional, perdendo apenas, em número de ganhadores clássicos, para Royal Academy.

Mais notícias

Zezé Corredor é o “Rei da Raia Paulista”

Filho do nacional Veraneio, pertencente a Marcelo Catunda Parente Filho, venceu o GP General Couto de Magalhães (G3).

Estudo analisa impacto da dominância na alimentação animal, em grupo

Projeto de pesquisa da Universidade de Bristol dedicou-se a analisar os impactos dos comportamentos dominantes, em populações equinas, durante alimentação, no pasto.

Eclipse Award, de cavalo do ano, é de Gun Runner

Nas vésperas da Pegasus World Cup (gr.I), alazão protagonizou principal categoria da premiação norte-americana e rendeu ao brasileiro, Gonçalo Torrealba, a segunda estatueta.