05 dez 2022 | 01:41:31

Don Sérgio deixa os favoritos a perder de vista no Governador do Estado (L) – Savana Veículos

Corredor de Marco Antonio Pacheco Tyrka surpreendeu os mais visados ao brilhar na “Milha” do GP Paraná


Em vitória irretocável, Don Sérgio venceu o "Governador do Estado".

Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP

Adquirido num claiming em Cidade Jardim, no último mês de maio, Don Sérgio foi até o Paraná para escrever uma daquelas histórias improváveis – e emocionantes – das corridas de cavalo. Em notórios progressos, corrida a corrida, desde sua chegada em Curitiba, o crioulo do Haras Nijú e de propriedade de Marco Antonio Pacheco Tyrka, hoje superou ganhadores de G1 e G2 no Clássico Governador do Estado – Savana Veículos (L), em 1.600m na areia (pesada), para produtos de 3 e mais anos.

A partida foi processada debaixo de intensa chuva. Bem abertos, Dashing Court e Pelé do Iguassu disputavam a primeira colocação, com vantagem para o corredor do Haras Cima. Nureyev Boy, rente à cerca interna, era o terceiro, ligeiramente adiantado em relação a Don Sérgio, que corria em quarto. Ventoux era o quinto e Leviatan, este algo distanciado, ocupava a sexta e última colocação.

Ao traçarem a diagonal, Pelé do Iguassu e Dashing Court, agora nessa ordem, ratificaram seu domínio. Nureyev Boy, “prensado” por Pelé do Iguassu, sobrou para terceiro, enquanto Don Sérgio acompanhava tudo de muito perto, no quarto lugar.

No giro para a reta final, Pelé do Iguassu e Nureyev Boy estavam, novamente, lado a lado, enquanto Dashing Court e Don Sérgio, a meio de raia, já colocavam a dupla em sua mira. Quando castigado na mão canhota de Fernando Larroque, a 300 metros do disco, Don Sérgio, porém, liquidou a sentença do páreo, de modo precoce e surpreendente. Dali em diante, não se teve impressão de que o corredor perderia em qualquer altura da reta final.

Aumentando mais e mais sua vantagem, no primeiro posto, Don Sérgio garantiu nada menos que 5 corpos e ¾ sobre Dashing Court, o segundo colocado. Ventoux foi o terceiro, finalizando Nureyev Boy e Pelé do Iguassu no complemento do marcador. Depois, Leviatan.

Treinado por Marcus Vinicius Lanza, Don Sérgio (4 anos, filho de Agnes Gold e Believe In Magic, por Put It Back) obteve sua 4ª vitória (a 1ª clássica) em 11 corridas. Relógios parados na marca de 1:39.80.

 
 

Mais notícias

Breeders’ Cup: criadores brasileiros terão até 28/2 para nominar garanhões

Brasil participa de programa alternativo de credenciamento de reprodutores para o festival norte-americano.

Em final de emoção, Kung Fu prevalece na Prova Especial Gualicho

Ganhador pertence ao Stud Happy Again.

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (72ª edição)

Leo Salles (por dentro, de boné roxo) protagoniza ótima temporada, em Woodbine. Imagem: Woodbine Racetrack (Divulgação) CANADÁ LÉO SALLES: Chegando aos 50 triunfos no ano, em grande estilo, o brasileiro foi para a foto da vitória no Steady Growth Stakes. Pilotando Secret Reverse, Salles teve que se desdobrar em cima de sua conduzida para, num final escamado, bater Grandson - esta pilotada... [continua ]