17 maio 2024 | 18:51:29

Em exibição de luxo, Oryx domina o Grande Prêmio Juliano Martins (G1)

Filho do nacional Setembro Chove, que defende a farda do Haras Cifra, confirmou seu favoritismo, na primeira prova de graduação máxima do festival.


Oryx: vitória digna de liderança da geração.

Imagem: Porfírio Menezes/Jockey Club de São Paulo

Primeira prova de graduação máxima do festival do GP São Paulo 2024, o Grande Prêmio Juliano Martins (G1), em 1.500m na raia de grama (leve), para produtos de 2 anos, foi disputado nesta sexta-feira (17), em Cidade Jardim. Vitória acachapante do favorito Oryx, filho do nacional Setembro Chove e Galang (Amigoni), de criação e propriedade do Haras Cifra.

Companheiro de farda de Oryx, Opazo voltou a cumprir seu papel de faixa. Sem esfuziar na dianteira, contudo, o corredor trazia cerca de 1 corpo de vantagem sobre Rafa do Iguassu, correndo Oryx e Sargento York - próximos dos dois da frente - na sequência.

Na curva, para evitar prejuízos, Valmir Rocha logo tratou dos papéis e acelerou Oryx, que passou para segundo. Enquanto isso, Jorge Ricardo dava rédeas a Opazo, que, por sua vez, expandia sua margem, na primeira colocação.

Opazo girou para a reta final em bom estado. Ocorre que, num mínimo convite de seu jóquei e Oryx já lhe colocou em sua mira. Acionado, nos 300 finais, Oryx, então, passou por seu companheiro de cocheiras e, novamente, "saiu tirando", rumo ao disco. Na linha decisiva, trazia 3 corpos e 3/4 à frente de Rafa do Iguassu, que tomou, nos últimos 100, a dupla de Opazo. Depois, Sargento York. Clapyourhands foi retirado nos serviços de alinhamento.

Treinado, em Curitiba/PR, por João Borges Quadros, Oryx passa a somar 4 vitórias em 5 corridas. Vencedor, igualmente, dos Grandes Prêmios Pres. José de Souza Queiroz (G2) e Doutor Ênio Buffolo (G3), o corredor alcançou sua terceira vitória clássica e, ainda, tornou-se o novo recordista do páreo, ao assinalar 1:26.54 para a distância. O antigo recorde do "Juliano Martins" pertencia a Dashing Court, com 1:27.35.

E, por muito pouco, o recorde da distância, pertencente a Néleo, também não foi alcançado: marca de 1:26.45.

 

Mais notícias

Nota de falecimento: Abadio Cabreira

Faleceu nesta quarta-feira (25), em São Paulo, o ex treinador Abádio Cabreira. Aos 87 anos, Cabreira restou vitimado por complicações decorrentes de uma recente infecção urinária. Abádio Cabreira: curriculum repleto de conquistas. Imagem: Arquivo Tendo iniciado a carreira de treinador em Curitiba, na década de 1950, foi na capital paulista, contudo, que Cabreira notabilizou-se – anos depois – como um... [continua ]

Copa Velocidade e Precocidade ABCPCC: inscrições com desconto vão até sexta-feira (13/8)

Novidade para o ano de 2022, a Copa Velocidade e Precocidade possui expectativa de dotação milionária. Até sexta-feira, inscrições poderão ser parceladas em até 5 vezes.

Pérola da Lagoa impede a tríplice coroa juvenil de Funny Dream

Defensora do Haras Cinco Irmãos venceu a versão potrancas da Taça de Cristal (L).