13 jan 2025 | 20:23:20

Em recorde, Apolo Dez conquista o "bi" do GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3)

Filho do nacional Holding Glory, que pertence ao Stud São Francisco da Serra, melhorou marca de Autobelle, que perdurava desde 1996.


Apolo Dez resistiu a L'Ente Supremo e bateu o recorde de Autobelle.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Atração da jornada desta segunda-feira (13), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3), em 1.900m na raia de areia (macia), para produtos de 3 e mais anos, foi vencido pelo favorito Apolo Dez, 4 anos, filho do nacional Holding Glory e Pleine Lune (Crimson Tide), de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Stud São Francisco da Serra.

Além de ter conquistado o bicampeonato da prova, Apolo Dez, ao cruzar o disco na marca de 1:56.07, colocou abaixo um longínquo recorde da pista da Gávea: o tempo de 1:56.20, assinalado por Autobelle, em dezembro de 1996.

Olympic National fez questão da ponta, correndo Smartbrain no seu encalço, em segundo. Apolo Dez vigiava a dupla, em terceiro, correndo L'Ente Supremo, como de costume, na quarta e última posição.

Na curva, o lote aglomerou-se. De Olympic National até L'Ente Supremo, não havia 3 corpos de diferença. Para evitar prejuízos, Wilkley Xavier lançou Apolo Dez por fora dos dois que corriam à sua frente. O favorito ingressou na reta final "engolindo" a primeira colocação e dando impressão de que despacharia seus adversários, sem dificuldades.

Ocorre que, além de Olympic National ter custado a entregar os pontos, por dentro, L'Ente Supremo (algo embaraçado, nos primeiros 200 metros do tiro direto), ao avançar por fora da dupla, nos últimos 200 metros, rendeu requintes de emoção ao desfecho do páreo. Carregando sobre Apolo Dez, que já detinha a primeira colocação, L'Ente Supremo colocou em xeque o êxito do poderoso oponente. Em nova demonstração de sua enorme categoria, contudo, Apolo Dez chegou ao espelho com pescoço de vantagem sobre L'Ente Supremo, finalizando Olympic National em terceiro.

Depois, Smartbrain.

Apresentado em forma excepcioal por Julio Cezar Sampaio, Apolo Dez conquistou sua 12ª vitória (a 7ª clássica) em 19 saídas.

Mais notícias

Em vitória convincente, Azurra levanta o Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne Lima (G3)

Corredora rendeu outro troféu à Fazenda Mondesir, na tarde paulistana.

Festival do Grande Prêmio Brasil distribuirá mais de R$ 1,7 milhão em premiações

Valores de added e dotações do final de semana máximo foram divulgadas.

De volta à pista de areia, Grande Prêmio Paraná (G3) pagará R$ 100 mil ao seu vencedor

Chamada do festival máximo paranaense foi divulgada nesta quarta-feira (11).