12 ago 2020 | 00:00:20

Entre o Derby e leilões, Kentucky aproxima-se de um setembro crucial

Pela primeira vez na história, o mesmo mês que abriga as vendas de potros, em Keeneland, receberá a disputa da prova mais celebrada do turfe norte-americano. Num contexto de pandemia, um setembro crucial para a indústria do turfe, no Kentucky.


Nos próximos dias, haverá a decisão sobre a presença, ou não, de público, no Kentucky Derby 2020

Imagem: Horse Betting

Quando o boom da pandemia da Covid-19 provocou o cancelamento e/ou o adiamento dos grandes eventos, culturais e desportivos, o Kentucky Derby não escapou das mudanças. Um dos principais momentos dos esportes norte-americanos, a mais importante corrida de cavalos do país deixou de ser disputada, em maio, sendo reprogramada para o mês de setembro. O mesmo mês do Keeneland September Yearling Sales, um dos principais leilões do turfe mundial.

Agora, a menos de 30 dias de seu mês crucial, em 2020, o Kentucky aguarda, em meio a indefinições e adaptações, a realização de tão importantes eventos.

Começando pelo Kentucky Derby, vê-se que o adiamento ocorreu, no primeiro semestre, como uma tentativa de que a Run for The Roses pudesse ser realizada na presença de seu enorme público. Desde cedo propôs-se uma redução do contingente presente a Churchill Downs, com a observância de diversos protocolos de segurança, de tal modo que os 2 minutos mais emocionantes do esporte não fossem marcados por um gritante silencio, inerente a grande maioria dos principais disputados, até aqui, ao redor do mundo.

Ocorre que, recentemente, uma mudança de rota tomada por outro grande evento norte-americano, passou a colocar em xeque a presença de espectadores, no Kentucky Derby. Conforme publicação de Tim Sullivan, no Courier Journal, ao voltarem atrás quanto à realização da 500 Indianápolis, no próximo dia 23 de agosto – que, ao contrário do que se supunha, deverá ocorrer com portões fechados – os organizadores do evento automobilístico deslocaram a lupa da opinião pública norte-americana para a realização do Kentucky Derby.

Nesta semana, uma reunião entre o CEO de Churchill Downs, Bill Carstanjen, e o Governador do Kentucky, Andy Beshear, deverá definir os rumos do Kentucky Derby, que será disputado – com ou sem público – no próximo dia 5 de setembro.

Uma semana após o Kentucky Derby, terá início o Keeneland September Yearling Sales. Nesta terça-feira (11), diversos veículos da mídia especializada replicaram a informação de que 4.272 produtos da geração 2019 serão postos à venda, entre os dias 13 e 25 de setembro.

Em virtude das dificuldades operacionais e de deslocamento ocasionadas pela pandemia, compradores poderão, pela primeira vez, utilizar-se de plataforma virtual para realizar lances à distância. Para tanto, deverão acessar o Keeneland Sales Portal, realizar seu cadastro e depositar créditos a serem utilizados, no leilão.

De igual modo, as agências consignadoras disponibilizarão vídeos, em plataforma online de Keeneland, para que interessados, do mundo todo, possam “inspecionar à distância” os animais participantes da licitação. O estabelecimento de protocolos de distanciamento e ocupação dos recintos de Keeneland e o aumento no número de linhas destinadas ao recebimento de lances são outras iniciativas tomadas para que o leilão mantenha, apesar dos desafios, contemporâneos e nada usuais, seu status de importância única, na indústria turfística.

Mais notícias

Portovenere desbanca Aspro Courtier na Copa ABCPCC Regional (L)

Filho de Salto, do Stud Magenta, conquistou batismo clássico.

Mercado: ganhadoras de G1, Omnipontet e Resultante são exportadas

Corredoras brasileiras encontram-se, em quarentena, nos Estados Unidos.

Fera do Manno e Bella Glória: os melhores de Porto Alegre

Jornada de quinta-feira contou com duas provas da chamada clássica local.