Europa: a sucessão do trono entre os fundistas da Coolmore
Enquanto a corporação irlandesa anunciou o encerramento da campanha de Order of St. George, Kew Gardens brilhou no St. Leger Stakes (gr.I).
Nas últimas décadas, a Coolmore colecionou vitórias nas mais importantes provas do turfe internacional, em diferentes pistas e distâncias. Foi – e ainda é – nos percursos de fundo, porém, que os corredores da corporação irlandesa construíram um padrão quase que hegemônico. Os acontecimentos da última semana fizeram-se prova viva dessa afirmação.
Na terça-feira, foi anunciado o encerramento da campanha de Order of St. George, 6 anos, filho de Galileo e Another Storm (Gone West), o mais notável fundista visto nas cocheiras de Aidan O’Brien nas últimas temporadas. Dono de 13 vitórias em 25 saídas, servirá na sessão de garanhões de corridas com obstáculos da corporação – a National Hunt Stallion Station.
Além de ter vencido o Irish St. Leger Stakes (gr.I) por duas vezes, Order of St. George conquistou a Ascot Gold Cup (gr.I). Finalizou, ainda, no terceiro posto do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), vencido pela companheira de farda, Found, em 2016.
Confirmada a aposentadoria de Order of St. George, o trono de principal fundista da coudelaria não tardou a ser ocupado por outro animal. Kew Gardens, filho de Galileo e Chelsea Rose (Desert King), criado no Barronstow Stud (Irlanda), conquistou, na Grã-Bretanha, o St. Leger Stakes (gr.I), uma das mais tradicionais provas de longas distâncias, do turfe internacional. Produtos de 3 anos protagonizaram a sua disputa, no sábado, ao longo de 2.800m (aprox.) na pista de grama de Doncaster.
Conduzido por Ryan Moore, o pensionista de Aiden O’Brien derrotou Lah Ti Dar (Dubawi) por 2 corpos e ¼. Em terceiro finalizou Southern France (Galileo).
Ganhador do Grand Prix de Paris (gr.I) – e agora cotado à disputa do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), em outubro – Kew Gardens obteve a quinta vitória em 12 saídas. Tempo de 3:03.34. Replay aqui.