05 maio 2024 | 14:17:31

Filo de Arianna e Planetário: atuações de luxo, em provas de G2, nos Estados Unidos

Brasileiros foram à raia no sábado e fizeram bonito.


Gold Phoenix resistiu aos avanços de Planetário e Prince Abama (antolhos brancos), em final de emoção.

Imagem: Santa Anita Park (Divulgação)

No sábado (4), dois representantes da criação brasileira foram à raia, em provas graduadas, disputadas nos Estados Unidos.

Na mais do que movimentada reunião do Kentucky Derby, em Churchill Downs, produtos de 3 e mais anos disputaram o Twin Spires Turf Sprint Stakes (G2), em 1.100m na raia de grama, com dotação de US$ 600 mil. A vitória ficou com Cogburn, tendo a formação da dupla sido realizada, de maneira brilhante, por Filo Di Arianna (8 anos, por Drosselmeyer, de criação do Stud Principessa Capri e propriedade de Gary Barber e outros). 

Cogburn, que foi conduzido por Irad Ortiz Jr., acompanhou os ponteiros de perto e, na reta final, dominou o panorama da prova, com notória facilidade. O ganhador é um 5 anos, filho de Not This Time e Jif (Saintly Look), de criação de Bellary Bloodstock e propriedade de Clark O. Brewster e outros. Seu treinamento é respondido por Steven Asmussen e, desta feita, completou a distância na marca de 1:03.16, para a obtenção de sua 2ª vitória e 7 saídas.

Filo Di Arianna, por sua vez, que correu de alcance, arrematou com ampla disposição, na reta de chegada. O brasileiro (já castrado), sob condução de John Velasquez e treinamento de Mark Casse, finalizou 2 corpos e 1/4 atrás do ganhador, com o favorito (vencedor, dentre outros páreos, da Breeders' Cup Juvenile Sprint [G1]) Magic Mischief ocupando o terceiro lugar.

Já na costa oeste, em Santa Anita Park, produtos de 3 e mais anos competiram no Charles Whittingham Stakes (G2), em 2.000m na raia de grama, com bolsa de US$ 200 mil. No disco, um pescoço separou o brasileiro Planetário (6 anos, por Il Doge, do Stud Red Rafa) da obtenção de mais uma vitória graduada - ao passo que o irlandês Gold Phoenix ficou com a vitória e, entre os dois, finalizou o também irlandês Prince Abama, na segunda colocação.

Mantido no centro do pelotão, por Kyle Frey, Gold Phoenix ingressou na reta final em francos avanços sobre o ponteiro Balladeer - e, em final emocionante, galgou êxito em resistir aos ataques de Planetário e Prince Abama, que arrancaram do fundo do lote. Gold Phoenix, que recebe o treinamento de Phillip D'Amato, obteve, aos 6 anos, sua 7ª vitória em 19 corridas. Ganhador do G1 do Frank E. Kilroe Mile Stakes, é filho de Belardo e Magnifica (Mizzen Mast), de criação de Mighty Universe Ltd. e propriedade de Little Red Feather Racing e outros. Tempo de 2:00.91.

Sob o treinamento de Richard Mandella, Planetário recebeu a condução de Hector Berrios.

Mais notícias

Turfe perde Odir Jorge Menezes Dias, o “Cai-Cai”

Odir Jorge Menezes Dias Imagem: Divulgação JCB Faleceu na tarde desta terça-feira, 14 de dezembro, o treinador Odir Jorge Menezes Dias, o popular “Cai-Cai”. Aos 81 anos de idade e 61 de profissão, Odir era figura das mais emblemáticas e queridas do turfe carioca e vinha há tempos lutando contra severas enfermidades. Pai da apresentadora da Tv Turfe e Supervisora... [continua ]

Pelo segundo ano seguido, melhor para Zitrone Soda na Prova Especial Madaia

Defensora do Stud Fenômeno voltou a vencer, em Cidade Jardim.

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (71ª edição)

Luan Machado vem obtendo excelentes resultados, nos Estados Unidos. Imagem: Rachel Bissonette ESTADOS UNIDOS LUAN MACHADO: Com uma semana brilhante, o brasileiro venceu em dois hipódromos norte-americanos. Começou com uma jornada perfeita, no último dia 29, em Turfway Park, quando conquistou 4 vitórias com suas 4 oportunidades. No dia seguinte, obteve mais duas vitórias, no local. Encerrou a conta, ali, com Gunleather Al (vídeo abaixo),... [continua ]