Inglaterra: neto da brasileira Aviación segue invicto e conquista G3
Pertencente à Godolphin, Aablan venceu o Solario Stakes (G3).

Aablan (farda azul) segue sem conhecer derrota.
Imagem: Godolphin (Divulgação)
No sábado (2), em Sandown Park, na Inglaterra, produtos de 2 anos disputaram o Solario Stakes (G3), em 1.400m na raia de grama, com £ 60 mil de dotação. Vitória de Aablan, filho de Dubawi e Promising Run (Hard Spun), criado na Irlanda pela Godolphin, que também é a sua proprietária.
Aablan tem como sua segunda mãe a brasileira Aviación.
Conduzido por James Doyle, Aablan derrotou Inishfallen (Exceed And Excel) por pescoço, numa chegada acirrada. Devil’s Point (Newbay) foi o terceiro (vide replay abaixo). Essa foi a segunda saída (e a segunda vitória) de Aablan, que, sob os cuidados de Charlie Appleby, completou a distância na marca de 1:32.50.
Nascida em 1998 nos campos da Fazenda Mondesir, Aviación foi uma das melhores fêmeas de sua época. Pertencente à segunda geração de Know Heights – na matriz Arbulus (Liloy) – venceu, dentre outros páreos, o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1) de 2002, na Gávea. Em 2007, foi adquirida pelo Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, tendo, então, sido embarcada para o hemisfério norte, para lá servir como matriz.
Múltipla ganhadora clássica entre Dubai, Inglaterra e Turquia, a mãe de Aablan, Promising Run é o destaque absoluto da produção de Aviación. AAblan figura como o primeiro produto de Promising Run, na reprodução.
Criada por Nelson Bunker Hunt, nos Estados Unidos, a mãe de Aviacion, Arbulus (Liloy), ao restar importada pelos Paula Machado, trouxe para o Brasil a linha materna de Somethingroyal (Princequillo), sua terceira mãe e genitora do lendário Secretariat (Bold Ruler).
Mais notícias

O aproveitamento do garanhão nacional, por José C. F. Pires Júnior
Muito se fala do aproveitamento do garanhão nacional na reprodução, claro que especialmente, aqueles melhores elementos em pistas brasileiras. Alguns reclamam que estes reprodutores são preteridos em relação a estrangeiros de pior ou nenhuma campanha. Baseado nisso, resolvi fazer um levantamento sobre esses reprodutores nacionais. Mas como compará-los se eles viveram épocas distintas? Como comparar as chances de cada um?... [continua ]