06 set 2021 | 23:31:38

Aos 29 anos, Vettori encerra sua missão, em Bagé

Múltiplo produtor de G1 e avô materno, filho de Machiavellian deixou marca significativa, na reprodução.


Vettori foi ganhador, produtor e avô materno de G1

Imagem: Stud TNT

No sábado (4), em razão de problemas motores, morreu Vettori, 29 anos, de criação do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum e propriedade dos Haras Nijú (onde estava alojado), Old Friends e do Stud Eternamente Rio.

Filho de Machiavellian (pai, dentre outros, de Street Cry) e Air Distingue (Sir Yvor), Vettori (criado na Irlanda) foi à raia por apenas 5 vezes. Em sua única incursão fora da Inglaterra (onde era treinado), venceu a Poule D’Essai des Poulains (G1), na França. Além de uma vitória em eliminatória, que precedeu o laurel francês (conquistado para cima de Atticus), Vettori viria, ainda, a finalizar em terceiro para Bahri no St. James’s Palace Stakes (G1).

Em sua primeira geração, nascida em 1997, na Europa, gerou Hightori, um múltiplo colocado clássico de G1, em diferentes continentes, com mais de US$ 1 milhão em prêmios. Pertencem à mesma geração o neozelandês, vencedor de G1 na Austrália, St. Basil, e Lady Vettori, uma ganhadora de G3 e listed na França. O grande trunfo de Lady Vettori, porém, ocorreria na reprodução, tendo em vista que deu à luz Lope de Veja, ganhador do Derby Francês (G1) e que, na última década, revelou-se um dos melhores garanhões da Europa.

Em 2002, Vettori veio ao Brasil, em regime de shuttling, retornando à Europa em 2004. A partir das suas duas temporadas de monta iniciais, em campos brasileiros, Vettori produziu, dentre outros, os ganhadores de G1 Do Canadá, Imortelle, Joe Bravo e Meu Rei. Também pertence à primeira passagem de Vettori, pelo Brasil, o excelente Out of Control, clássico de G1 na Gávea, ganhador de G2 nos Estados Unidos (onde também foi clássico de G1) e pai do vencedor do GP São Paulo (G1), Céu de Brigadeiro.

Vettori retornou, em definitivo, no ano de 2008, para nunca mais partir do Brasil. Serata Bella, Vettori Kin e Uttori figuraram, desde então, na qualidade dos seus demais ganhadores de G1, aqui produzidos. Como avô materno, sem prejuízo de outros, consta nas linhas baixas de Frisson, Fugazi (também produtora de G1), Outplay, Jamberly, Tácio, Y Gold etc.

Com 414 produtos registrados, até aqui, no Stud Book Brasileiro, Vettori possui pouco mais de 5% de ganhadores clássicos e atingiu 19% de colocados clássicos, em sua produção.

Mais notícias

Brasileiro Aero Trem vence o Criterium de Potrillos em Maroñas

Potro do Haras Old Friends assumiu a liderança da geração 2015 no Uruguai. Mudador venceu G3 (URU) no quilômetro. La Marea, uma Quatro Mares, conquistou o Criterium de Potrancas.

De volta à areia, Ouro da Serra vence a Prova Especial Kigrandi

Corredor pertence a Márcia Guidorzi Buffolo.

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (69ª edição)

Bruno Queiroz segue vencendo, em Singapura. Imagem: Singapore Turf Club SINGAPURA BRUNO QUEIROZ: Seguindo a rotina de muito trabalho e vitórias, o brasileiro conquistou dois triunfos "a fio", na reunião do último dia 17. As conquistas vieram pilotando Lonhro Gold e Taling Pling (vídeo abaixo), nos sétimo e oitavo páreos do dia. Vale lembrar que essa semana correspondeu à estreia, em Singapura, de... [continua ]