02 set 2017 | 23:36:07

Após 3 anos e 4 meses, Jaspion Silent reaparece com vitória na Gávea


Jaspion Silent: campeão do GP São Paulo de 2014 deu um show ao reaparecer

Imagem: Gérson Martins

Se o retorno de Jaspion Silent, por si só, despertou a atenção de inúmeros turfistas, a maneira como o corredor de 7 anos o fez, neste sábado (2), na Gávea, deixou a todos boquiabertos. Ainda que numa prova disparate em relação à categoria de Jaspion Silent, o defensor de Sonia Marques Samaja, sem correr há 3 anos e 4 meses, desde a vitória no GP São Paulo (gr.I) de 2014, derrotou Múltiplo por 9 corpos e ¼.

A prova, disputada em 2.000m na pista de grama, por produtos de 4 e mais anos até 3 vitórias, contou com Jaspion Silent acionando em destaque desde a largada. Acompanhando em segundo o ritmo do ponteiro Handler (Amigoni), Jaspion Silent tomou a dianteira ao natural, na abordagem da reta final.

Sob o comando de Victoria Mota, Jaspion Silent, então, flutuou na raia carioca. Abrindo vantagem cada vez maior na primeira posição, Jaspion Silent, conforme antecipado, deixou Múltiplo (Nedawi) a perder de vista, na segunda colocação. Treinado pelo jovem Ivan Jerônimo em Cidade Jardim, Jaspion Silent percorreu os dois quilômetros na marca de 2:01.43.

Filho do japonês Silent Name (Sunday Silence) na ganhadora de G1, Xiririca da Serra (Know Heights), Jaspion Silent pertence à geração de 2010 criada por Gianni Franco Samaja. Aos 2 anos, além de vencer uma eliminatória, em Cidade Jardim, escoltou Fixador (Crafty C. T.) no GP Farwell (gr.I). Fixador, aliás, estaria novamente no caminho de Jaspion Silent, que perdeu – por escassa margem – para o rival o GP Derby Paulista (gr.I) de 2013. Na ocasião, Fixador conquistou a tríplice coroa.

Ainda com 3 anos, no primeiro semestre de 2014, Jaspion Silent obteria em duas saídas as duas mais importantes vitórias de sua campanha. Primeiramente no GP 14 de Março (gr.III) e por fim no Grande Prêmio São Paulo (gr.I). Sob condução de Altair Domingos e treinamento de Olavo Jerônimo, Jaspion Silent derrotou, na carreira magna do turfe paulista, a Arroz Branco (Elusive Quality) e Catch A Flight (Giant’s Causeway).

Mais notícias

Oceano Azul impressiona no GP Conde de Herzberg (G2)

Potro do Haras Figueira do Lago conquistou vitória esmagadora, no embate dos machos.

Debaixo de chuva, Justify brilha no Kentucky Derby (gr.I)

Filho de Scat Daddy confirmou favoritismo na abertura da tríplice coroa norte-americana.

Mais Que Bonita encara 9 adversárias no desafio final

Candidata à tríplice coroa é nome de destaque no campo do GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1). No Derby, outras 10 inscrições.