18 abr 2018 | 11:05:21

Criação perde Giant’s Causeway

Um dos mais bem sucedidos filhos de Storm Cat morreu, aos 21 anos, no Kentucky.


Giant's Causeway revelou-se corredor e reprodutor de destaque. 

Imagem: Coolmore

Um dos mais destacados reprodutores das últimas décadas, o norte-americano Giant’s Cuseway, 21 anos, filho de Storm Cat e Mariah’s Storm (Rahy), morreu na última segunda-feira (16), na Ashford Stud, Kentucky. De acordo com a assessoria de imprensa da Coolmore – proprietária do animal, Giant’s Causeway morreu devido a uma breve enfermidade, sem haver qualquer especificação sobre a aludida doença.

Criado nos Estados Unidos por Michael Tabor, Giant’s Causeway nasceu em 1997 e restou enviado, ainda inédito, para a Irlanda. Treinado por Aidan O’Brien, venceu 9 de seus 13 compromissos, incluindo 6 êxitos em provas de G1: Prix de Salamandre, aos 2 anos, e St. James’s Palace Stakes, Coral-Eclipse Stakes, Sussex Stakes, Juddmonte International Stakes e Irish Champion Stakes, aos 3.

Além das expressivas conquistas, formou a dupla para Tiznow na Breeders’ Cup Classic (gr.I) do ano 2000, numa das mais emocionantes chegadas do histórico da prova.

Em 2002, restou incorporado à reprodução, na seção irlandesa da Coolmore, onde cobriu por aproximadamente US$ 115 mil. Um ano depois, ao ser levado ao Kentucky, teve seus serviços cotados no valor de US$ 500 mil por cobertura.

Nos anos seguintes, Giant’s Causeway viria a se revelar reprodutor de qualidade e resultados ímpares. De acordo com publicação na data de ontem (17), no website da Blood Horse, até o momento Giant’s Causeway conta com 178 black-type winners, dos quais 104 venceram provas graduadas. Enquanto avô materno, o sucesso de Giant’s Causeway igualmente se faz evidente, à medida que filhas suas produziram 86 black-type winners, dentre os quais Gun Runner, atual cavalo do ano, nos Estados Unidos.

Giant’s Causeway chegou, ainda, a visitar haras na Argentina e na Austrália, em temporadas sul americanas de monta. Não conseguiu, todavia, repetir o sucesso evidenciado no hemisfério norte.

Também conforme descrito na aludida matéria trazida pela Blood Horse, Giant’s Causeway fez-se o principal responsável por perpetuar a linhagem do não menos icônico Storm Cat. Atualmente, há 27 filhos de Giant’s Causeway na reprodução, radicados em 3 países diferentes.

Mais notícias

No Grande Prêmio São Paulo (G1), toda a magia de Kenlova

Pondo fim a um tabu de 23 anos sem a vitória de uma fêmea, na prova máxima do turfe paulista, defensora do Stud Magia foi a grande protagonista da festa de Cidade Jardim.

Um bólido no pesada, Texport vence o Clássico São Francisco Xavier (L)

Futuroso velocista pertence ao Haras Cariri Pe/Stud Sampaio.

Filhas de éguas brasileiras vencem, aos 2 anos, na América do Norte

Sistina Chapel (Addae do Jaguarete) e Orange Joy Crown (Blossom D'Orange) venceram, nos Estados Unidos e no México, respectivamente.