09 nov 2025 | 22:24:56

De outro planeta: Obstacle vence o Derby de Maroñas por 17 corpos e arranha recorde

Crioulo do Haras Santa Maria de Araras, que pertence ao Stud Duplo Ouro, é a principal estrela do turfe uruguaio, na atualidade.


Obstacle protagonizou uma das mais impactantes vitórias vislumbradas na centenária história do Derby de Maroñas.

Imagem: https://www.instagram.com/orimagnani/

No seu mais do que centenário histórico de disputa, o Gran Premio Nacional (G2) de Maroñas poucas vezes revelou resultado tão impactante, quanto aquele vislumbrado em sua versão 2025. Como se egresso de outro planeta fosse, o brasileiro Obstacle ignorou, por completo, a presença dos demais 9 exemplares PSI que alinharam para a disputa, em 2.500m na raia de areia.

O filho de Hofburg e Come And See (Elusive Quality), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Duplo Ouro, venceu o Derby local por, nada menos, que 17 corpos. Registrando 2:35.46 para a distância, muito se aproximou do recorde estabelecido por Ad Better, nesse mesmo páreo, em 2024 - sob o tempo de 2:35.18.

Conduzido por Everton Rodrigues, Obstacle galopou, soberano, na primeira colocação, desde a largada. Emplacando parciais de 24.95 e 50.19, já se revelava letal à sorte dos oponentes, ainda quando o pelotão percorria a reta oposta. Chegando inteiro para o tiro direto e, então, exigido pelo jóquei, o alazão esfuziou, feito um foguete, na primeira colocação.

Cuento Marista, um filho de Alcorano, criado por Ulisses Lignon Carneiro, formou a dupla de potros brasileiros, no páreo. Huracan (Synchrony), de criação do Stud Don Juan, foi outro brasileiro a subir no marcador, finalizando em quarto.

Apresentado por Diego Cortazzo, Obstacle passa a contar com 3 vitórias em 5 corridas. No Uruguai, encontra-se invicto: antes do esmagador laurel conquistado hoje, já havia levantado o Clásico Criadores Nacionales (L, em recorde para os 1.800m na areia) e o Gran Premio Jockey Club (G3). Para a conquista da tríplice coroa, faltou-lhe apenas a Polla de Potrillos, prova que sequer disputou.

Na condição de maior estrela do turfe uruguaio, na atualidade, Obstacle é, igualmente, favorito antecipado ao Gran Premio José Pedro Ramirez (G1) do dia 6 de janeiro de 2026.

Mais notícias

Na serra, My Cherie Amour segue em recuperação

Campeão do último Grande Prêmio Brasil chegou a ter sua aposentadoria ventilada

De Life Is Good a Flightline: o business a caminho da perfeição

Astros do turfe norte-americano contam, em seus históricos, com robustos investimentos e incorporam a condição de business do turfe moderno, em seu mais elevado patamar.

Troféu Mossoró 2019: não deixe de votar!

Votação (exclusiva para os associados da ABCPCC) até o dia 30 de julho para eleger melhores do ano.