Desert Crown levanta o Epsom Derby (G1)
Filho de Nathaniel rendeu a Sir Michael Stoute o seu sexto troféu da mais prestigiosa prova britânica. Derby day marcou homenagens a Lester Piggott e à Rainha Elizabeth.
Prova mais tradicional do turfe internacional, o Epsom Derby (G1), em 2.400m (aprox.), para produtos de 3 anos, com dotação de £ 1,6 milhão, foi disputado neste sábado (4). Vitória de Desert Crown, filho de Nathaniel e Desert Berry (Green Desert), criado na Inglaterra por Strawberry Fields Stud e propriedade de Saeed Suhail.
Richard Kingscote esteve no dorso de Desert Crown, que atropelou com destreza na reta de chegada. Em vitória firme, derrotou Hoo Ya Mal por 2 corpos e ½. Westover ficou com a terceira colocação.
Um dos mais vitoriosos treinadores do turfe britânico, Sir Michael Stoute obteve o seu sexto troféu do Derby. Já Desert Crown atinge uma invencibilidade de 3 corridas. Vindo de vencer a preparatória do Dante Stakes (G2), Desert Crown parou os relógios na marca de 2:36.38.
A jornada em Epsom marcou, ainda, uma série de homenagens a Lester Piggott, falecido no último domingo. A estátua do lendário jóquei britânico recebeu muitas flores e houve uma bateria de fogos de artifício disparada em sua memória.
Também houve celebrações dedicadas à Rainha Elizabeth, que foi representada, no hipódromo, pela Princesa Anne. Jóqueis – em atividade e já aposentados – vestindo a farda da Rainha saudaram, perfilados, a comitiva Real.