Dua Lipa e Galikovic: vitórias brasileiras nos clássicos de Maroñas
Animais brasileiros foram o destaque do final de semana, em Montevidéu.

Dua Lipa venceu com ampla facilidade.
Imagem: Stefania Leal/Ovacion Digital (Arquivo)
No final de semana, em Maroñas, animais brasileiros conquistaram as principais provas do conjunto de reuniões realizado no hipódromo uruguaio.
Dua Lipa, 4 anos, filha de Can The Man e Vogue Girl (Vettori), de criação do Haras Fronteira e propriedade do Haras Regina, confirmou seu favoritismo no Clásico Uruguay (G3), em 1.600m na raia de grama, para éguas de 3 e mais anos.
Em condução segura de Javier Pérez, Dua Lipa acionou na quarta colocação para, na reta final, ultrapassar, sem dificuldades, as corredoras posicionadas à sua frente. Nos 200 finais, a sorte do páreo já se encontrava liquidada, em favor de Dua Lipa, que derrotou Sapacara por 3 corpos e 1/2. A também brasileira Lemon Chocolat (por Verrazano, de criação do Haras Nijú) ficou com o quinto lugar.
Treinada por Roberto Solanés, Dua Lipa obteve sua 7ª vitória em 15 corridas. Tempo de 1:34.37.
Êxito tão fácil quanto o de Dua Lipa foi conquistado por Galikovic, filho de Goldikovic e Caderneta (Elusive Quality), de criação do Haras Belmont e propriedade do Haras San Pedro, por ocasião do Clásico Carlos Reyles (L), em 2.300m na raia de grama, para produtos de 3 anos.
Sob o comando de Diogo Gonzáles, Galikovic correu em terceiro até a cabeceira da última curva, quanto passou para segundo. Na reta final, Galikovic assenhorou-se, ao natural, da primeira posição. Sem ser exigido a fundo, Galikovic abriu ampla margem, no primeiro posto, derrotando o também brasileiro Utah Balance (por Salto, de criação do Haras do Morro), por 4 corpos e 1/2. Cuento Marista (por Alcorano, de criação de Ulisses Lignon Carneiro) e Huracan (por Synchrony, de criação do Stud Don Juan) completaram uma quadrifeta 100% brasileira.
Facundo Santesteban é o treinador de Galikovic, agora dono de 3 vitórias em 4 saídas. Relógios parados na marca de 2:21.16.