21 maio 2024 | 23:21:49

EUA: aos 88, Wayne Lukas torna-se o treinador mais veterano a vencer uma prova da tríplice coroa

Lenda do quadro de profissionais do turfe estadunidense (e mundial) apresentou Seize The Grey, que, no último sábado, venceu o Preakness Stakes (G1), em Pimlico.


Lukas e Seizae The Grey são fotografados, no dia seguinte à conquista do "Preakness".

Imagem: Maryland Jockey Club (Divulgação)

O grande dinamismo e o ambiente altamente competitivo, inerentes ao mundo turfe, não raramente provocam rápidas mudanças "nas peças do tabuleiro" da atividade. Sobretudo em relação a profissionais, nomes vitoriosos de outrora são, muitas vezes, relegados a uma posição coadjuvante, em outras épocas - à míngua da qualidade e da quantidade das oportunidades recebidas no passado.

Há, contudo, aqueles que resistem, perante os holofotes da atividade. E justificam, com êxito, a pecha de lenda, que lhes acompanha durante toda a carreira.

Aos 88 anos, D. Wayne Lukas voltou às manchetes, no último final de semana, por ocasião do Preakness Stakes (G1), disputado em Pimlico, por produtos de 3 anos. Seu pupilo Seize The Grey venceu a 2ª prova da tríplice coroa norte-americana - pondo fim às pretensões do, então candidato ao título, Mystik Dan. No ato, Lukas tornou-se o mais veterano treinador a vencer uma prova da tríplice coroa local.

Filho do precocemente desaparecido Arrogate na matriz Smart Shopping (Smart Strike), Seize The Grey venceu de ponta a ponta, sob a condução de Jaime Torres. Mystik Dan (vindo de vencer o Kentucky Derby [G1], foi eleito favorito, pelos apostadores), que lhe perseguiu, durante todo o percurso, e deu boa impressão, na entrada da reta final, teve de se contentar com o segundo posto. Catching Freedom, que vinha de finalizar em quarto no Kentucky Derby (G1), confirmou a boa corrida, ao finalizar em terceiro.

Seize The Grey pertence ao sindicato MyRaceHorse. Segundo informações da plataforma, nada menos do que 2.570 pessoas, detentoras de diferentes percentuais da propriedade do corredor, tornaram-se vencedoras do "Preakness", no último sábado. 

Essa foi a 4ª vitória em 10 corridas do corredor, sendo a segunda clássica. No "card" do Kentucky Derby, ele havia vencido o Pat Day Mile Stakes (G2).

Nascido em Wisconsin, em 1935, D. Wayne Lukas iniciou sua carreira de treinador junto aos cavalos da raça Quarto de Milha. Ao longo dos seus quase 60 anos no exercício da profissão, Lukas se tornaria um dos mais vitoriosos nomes de sua classe. Por 4 vezes vencedor do Kentucky Derby (G1) e ganhador de, nada menos, do que 20 provas da Breeders' Cup (é o líder em troféus, em todo o histórico do festival norte-americano), Lukas recebeu o Eclipse Award de "Melhor Treinador" dos Estados Unidos por 4 vezes.

Mais notícias

Original Cash vence listed para o Stud Red Rafa, em Maroñas

Corredora brasileira conquistou o Clásico Juana Mautone (L).

Cyrus Storm volta a impressionar e levanta a Pegasus Brasil 2021

Crioulo de Marcus José Andrade da Cunha, em defesa da farda do Stud Yellow River, venceu a versão 2021 do páreo que distribuiu mais de 200 mil em prêmios.

França: Senga vence o Prix de Diane (gr.I)

Filha de Blame em mãe A. P. Indy, norte-americana de Flaxman Holdings Limited brilhou em Chantilly.