17 jul 2024 | 20:59:33

Exportado, Oryx segue para Hong Kong

Líder absoluto da geração 2021, no Brasil, crioulo do Haras Cifra seguirá campanha na Ásia.


Oryx deixa o Brasil como líder absoluto de sua geração.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Vencedor das duas provas de G1 - Grandes Prêmios Juliano Martins e Jockey Club Brasileiro (replay abaixo) - destinadas aos produtos de 2 anos, no Brasil, em 2024, Oryx restou adquirido por investidores do turfe asiático e seguirá para Hong Kong.

Além da exportação de Oryx, noticiada por Jair Balla, no website do Jockey Club de São Paulo, o mesmo pallet de animais, que seguiu para os Estados Unidos, a fim de cumprir a quarentena naquele país, também foi composto por Quisar (exportação previamente noticiada; clique aqui) e Top Gun (um Setembro Chove e Margaery, por Agnes Gold, de criação do Stud Chesapeake e negociado, às vésperas de completar 3 anos, pelo Haras Santa Rita da Serra; trata-se de um irmão próprio, portanto, de Summerset, vencedor de G1 no Brasil e, agora, cumprindo campanha, em Hong Kong). 

Os animais tiveram negociação intermediada pela Lopes Bloodstock (Felipe Lopes).

Filho de Setembro Chove e Galang (Amigoni), de criação do Haras Cifra, Oryx competiu por 6 vezes, aos 2 anos, tendo obtido 5 primeiros lugares. Treinado, em Curitiba, por João Quadros, com supervisão de Delmar Lima Albres, o alazão venceu, além das provas mencionadas acima, uma eliminatória e os GGPP Doutor Ênio Buffolo (G3) e José de Souza Queiroz (G2).

Além de seu brilhante retrospecto, Oryx também desperta curiosidade, quanto à sua futura campanha, em Hong Kong, por conta de uma feliz coincidência. Primeiro PSI brasileiro a vencer prova graduada, em Hong Kong, onde faturou mais de HK$ 15 milhões em prêmios (aproximadamente R$ 11 milhões), Halston (lá batizado de Butterfield) também chegou àquele país sob as credenciais de um filho de Setembro Chove, de criação do Haras Cifra e chancelado por múltiplas vitórias de G1 obtidas no Brasil - a exemplo, portanto, de Oryx.

Oryx é um dos candidatos ao prêmio de Melhor Potro de 2 Anos no Troféu Mossoró. CLIQUE AQUI para saber mais.

 

Mais notícias

Criação: mãe de California Chrome dá a luz a um filho de Tapit

Nasceu na última quarta-feira (25) na Atlas Farm, no Kentucky, uma irmão materno de California Chrome, por Tapit. O macho parido pela matriz Love The Chase (Not For Love) nasceu pouco antes da meia-noite, de acordo com a reportagem da Blood Horse.

Descendente de Hot Thong, Time Wearp vence a Hong Kong Gold Cup em recorde

Com reprodutora brasileira no pedigree, filho de Archipenko emendou segunda vitória consecutiva em prova de G1. De quebra, tornou-se o novo recordista, dos 2.000 metros, em Sha Tin.

Criação: filho de Frankel, Cunco desembarca nesta quarta-feira no Chile

Marcado como o primeiro produto nascer, estrear e vencer, em meio à prole do badalado garanhão da Juddmonte, Cunco cobrirá, no segundo semestre, em terras chilenas, no Haras Santa Monica.