05 maio 2024 | 14:17:31

Filo de Arianna e Planetário: atuações de luxo, em provas de G2, nos Estados Unidos

Brasileiros foram à raia no sábado e fizeram bonito.


Gold Phoenix resistiu aos avanços de Planetário e Prince Abama (antolhos brancos), em final de emoção.

Imagem: Santa Anita Park (Divulgação)

No sábado (4), dois representantes da criação brasileira foram à raia, em provas graduadas, disputadas nos Estados Unidos.

Na mais do que movimentada reunião do Kentucky Derby, em Churchill Downs, produtos de 3 e mais anos disputaram o Twin Spires Turf Sprint Stakes (G2), em 1.100m na raia de grama, com dotação de US$ 600 mil. A vitória ficou com Cogburn, tendo a formação da dupla sido realizada, de maneira brilhante, por Filo Di Arianna (8 anos, por Drosselmeyer, de criação do Stud Principessa Capri e propriedade de Gary Barber e outros). 

Cogburn, que foi conduzido por Irad Ortiz Jr., acompanhou os ponteiros de perto e, na reta final, dominou o panorama da prova, com notória facilidade. O ganhador é um 5 anos, filho de Not This Time e Jif (Saintly Look), de criação de Bellary Bloodstock e propriedade de Clark O. Brewster e outros. Seu treinamento é respondido por Steven Asmussen e, desta feita, completou a distância na marca de 1:03.16, para a obtenção de sua 2ª vitória e 7 saídas.

Filo Di Arianna, por sua vez, que correu de alcance, arrematou com ampla disposição, na reta de chegada. O brasileiro (já castrado), sob condução de John Velasquez e treinamento de Mark Casse, finalizou 2 corpos e 1/4 atrás do ganhador, com o favorito (vencedor, dentre outros páreos, da Breeders' Cup Juvenile Sprint [G1]) Magic Mischief ocupando o terceiro lugar.

Já na costa oeste, em Santa Anita Park, produtos de 3 e mais anos competiram no Charles Whittingham Stakes (G2), em 2.000m na raia de grama, com bolsa de US$ 200 mil. No disco, um pescoço separou o brasileiro Planetário (6 anos, por Il Doge, do Stud Red Rafa) da obtenção de mais uma vitória graduada - ao passo que o irlandês Gold Phoenix ficou com a vitória e, entre os dois, finalizou o também irlandês Prince Abama, na segunda colocação.

Mantido no centro do pelotão, por Kyle Frey, Gold Phoenix ingressou na reta final em francos avanços sobre o ponteiro Balladeer - e, em final emocionante, galgou êxito em resistir aos ataques de Planetário e Prince Abama, que arrancaram do fundo do lote. Gold Phoenix, que recebe o treinamento de Phillip D'Amato, obteve, aos 6 anos, sua 7ª vitória em 19 corridas. Ganhador do G1 do Frank E. Kilroe Mile Stakes, é filho de Belardo e Magnifica (Mizzen Mast), de criação de Mighty Universe Ltd. e propriedade de Little Red Feather Racing e outros. Tempo de 2:00.91.

Sob o treinamento de Richard Mandella, Planetário recebeu a condução de Hector Berrios.

Mais notícias

Unorthodox não dá sustos na Copa ABCPCC Velocidade – Mário Belmonte Moglia (G3)

Velocista do Stud Sampaio conquistou seu batismo clássico.

Ouro da Serra supera Raf no Clássico Nelson de Almeida Prado (L)

Milheiro de Márcia Guidorzi Buffolo conquistou novo êxito clássico.

O fim da furosemida na Breeders' Cup: experiência sem traumas

Pela primeira vez na história, o maior festival turfístico norte-americano foi realizado sem que houvesse autorização para utilização de furosemida. Confira a matéria de Bill Finley, no Thoroughbred Daily News.