14 ago 2017 | 16:48:00

Galileo alcança a marca de 250 ganhadores clássicos

Garanhão da Coolmore agora ruma ao recorde histórico de seu pai, Sadler’s Wells, com 294 stakes winners.


Galileo: fenômeno da criação mundial

Imagem: Coolmore

Unanimidades fazem-se artigos raros em todos os lugares. O turfe não foge à regra. Quando a pauta versa sobre reprodutores, porém, poucos seriam capazes de contestar Galileo. Cada vez mais, o “monumento” da Coolmore ratifica a condição de maior garanhão PSI do mundo. Na última semana, Galileo revelou – nada menos que – o seu 250º produto ganhador clássico.

A histórica marca restou alcançada quando To Eternity venceu, no último dia 5 de agosto, o Chalice Stakes (L), em Newmarket, na Inglaterra. Seguiram a vitória clássica da potranca outros dois êxitos de produtos de Galileo em provas black type disputadas na Irlanda: o macho Sir John Lavery, no Platinum Stakes (L), corrido em Cork, no dia 8, e a potranca Ballet Shoes, no Ivawood Stakes (L), em Tipperary, no dia 11.

Conforme destacado pelo site argentino, Turf Diario, em matéria publicada no último dia 9 de agosto, Galileo ruma, agora, à quebra de outro recorde. Este, no caso, pertencente àquele que pode ser considerado a pedra fundamental na história de Galileo. Seu pai, Sadler’s Wells (Northern Dancer), figura como o garanhão PSI recordista de produtos vencedores clássicos: 294.

Filho de Sadler’s Wells na ganhadora do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), Urban Sea (Miswaki), Galileo nasceu na Irlanda em 1998. Criado por D. Tsui & Orpendale e pertencente à Coolmore, Galileo foi à raia por 8 vezes, vencendo em 6 delas, incluindo as versões britânica e irlandesa do Derby (gr.I) e o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Galileo ingressou na reprodução em 2002. Desde então, o sucesso estrondoso do reprodutor – como reprodutor e avô materno – reflete nada menos que 66 ganhadores individuais de grupo I.

Mais notícias

Criação: Jockey Club projeta 19.200 nascimentos para 2021, nos Estados Unidos

Caso confirmada, projeção representará a primeira temporada de reprodução, com menos de 20.000 nascimentos, no país, desde 1965.

Copa Velocidade e Precocidade: inscrições terminam no dia 01/09

Inscreva seu produto da geração 2019 e participe de um dos mais aguardados momentos do calendário turfístico brasileiro, no ano que vem. Expectativa é de bolsa milionária.

Em franca evolução, Ramani vence o GP Onze de Julho (G2)

Filha do nacional Ganesh é de criação e propriedade do Stud Red Rafa.