14 ago 2017 | 16:48:00

Galileo alcança a marca de 250 ganhadores clássicos

Garanhão da Coolmore agora ruma ao recorde histórico de seu pai, Sadler’s Wells, com 294 stakes winners.


Galileo: fenômeno da criação mundial

Imagem: Coolmore

Unanimidades fazem-se artigos raros em todos os lugares. O turfe não foge à regra. Quando a pauta versa sobre reprodutores, porém, poucos seriam capazes de contestar Galileo. Cada vez mais, o “monumento” da Coolmore ratifica a condição de maior garanhão PSI do mundo. Na última semana, Galileo revelou – nada menos que – o seu 250º produto ganhador clássico.

A histórica marca restou alcançada quando To Eternity venceu, no último dia 5 de agosto, o Chalice Stakes (L), em Newmarket, na Inglaterra. Seguiram a vitória clássica da potranca outros dois êxitos de produtos de Galileo em provas black type disputadas na Irlanda: o macho Sir John Lavery, no Platinum Stakes (L), corrido em Cork, no dia 8, e a potranca Ballet Shoes, no Ivawood Stakes (L), em Tipperary, no dia 11.

Conforme destacado pelo site argentino, Turf Diario, em matéria publicada no último dia 9 de agosto, Galileo ruma, agora, à quebra de outro recorde. Este, no caso, pertencente àquele que pode ser considerado a pedra fundamental na história de Galileo. Seu pai, Sadler’s Wells (Northern Dancer), figura como o garanhão PSI recordista de produtos vencedores clássicos: 294.

Filho de Sadler’s Wells na ganhadora do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), Urban Sea (Miswaki), Galileo nasceu na Irlanda em 1998. Criado por D. Tsui & Orpendale e pertencente à Coolmore, Galileo foi à raia por 8 vezes, vencendo em 6 delas, incluindo as versões britânica e irlandesa do Derby (gr.I) e o King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I).

Galileo ingressou na reprodução em 2002. Desde então, o sucesso estrondoso do reprodutor – como reprodutor e avô materno – reflete nada menos que 66 ganhadores individuais de grupo I.

Mais notícias

Planeta Mig derrota os machos no 51º GP Turfe Gaúcho

Potranca do Haras Pasuvi foi a melhor em Porto Alegre.

Troféu Mossoró 2019: Candidatas ao prêmio de Melhor Potranca de 2 anos

Votação (exclusiva para associados) até 30/7 às 17h pelo link https://abcpcc.com.br/votacao.

APPS: nesta quinta-feira, o último leilão do ano

Nesta 5ª feira, dia 12 de dezembro, a partir das 20 horas, com transmissão pela TV Turfe São Paulo, TV Turfe Rio e internet, a APPS realizará de forma virtual o último leilão da temporada 2025, onde serão apresentados animais em treinamento, reprodutoras e produtos das gerações 2023 e 2024. Os animais em treinamento são de propriedade do Stud Eternamente Rio,... [continua ]