05 maio 2018 | 12:54:32

Logo mais, o Kentucky Derby 2018

Uma das provas mais cobiçadas do mundo, o Derby de Kentucky apresenta uma de suas mais promissoras edições. Na sexta-feira, Monomoy Girl venceu o Kentucky Oaks (gr.I).


Mendelssohn poderá fazer história em Churchill Downs.

Imagem: Penelope Miller/Racing UK

Prova cercada de tradicionalíssimo, alto nível de dificuldade e capaz de atrair atenção maciça, de público e mídia, o Kentucky Derby (gr.I) terá sua versão 2018 disputada neste sábado (5), em Churchill Downs. Em jogo, US$ 2 milhões que serão disputados, por produtos de 3 anos, ao longo de 2.000 metros, na pista de areia.

Levando em conta as opiniões de experts e jornalistas especializados, o Derby de logo mais apresenta um dos mais interessantes campos, dos últimos anos. Um panorama de pleno equilíbrio, provocado pelo choque de potros de alto nível e chances parecidas, dá o tom à prova, que abrirá a tríplice coroa norte-americana.

As conexões de China Horse Club, Head of Plains Partners LLC, Starlight Racing & WinStar Farm contam com dois dos nomes tidos como favoritos à vitória. O alazão Justify (Scat Daddy), invicto em 3 saídas, vem de vencer o Santa Anita Derby (gr.I) de ponta a ponta. Já o outro defensor da farda, Audible (Into Mischief) deixou impressão das melhores ao levantar o Florida Derby (gr.I) – cujos ganhadores, nos últimos 2 anos, venceram, igualmente, o Kentucky Derby (gr.I).

Representando um misto de expectativas e interrogações, Mendelssohn (Scat Daddy) talvez seja o competidor que mais chame atenção, no lote composto por 20 animais. O castanho, que triturou seus adversários no UAE Derby (gr.II) – e que em 2017 já havia vencido, nos Estados Unidos, a Breeders’ Cup Juvenile Turf (gr.I) – poderá se tornar o primeiro animal na história a vencer o páreo, sendo treinado na Europa (Aidan O’Brien, na Irlanda, é quem responde pelo treinamento de Mendelssohn).

Champion 2yo, Good Magic (Curlin) credenciou-se por meio de convincente vitória obtida no Bluegrass Stakes (gr.II). Já Bolt d’Oro (Medaglia d’Oro), que teve a invencibilidade quebrada, em 2017, justamente na Breeders’ Cup Juvenile (gr.I) perdida para Good Magic, tentará provar que seus dotes de corredor de alto nível não ficaram restritos ao ano de 2017. Invicto em 4 saídas – incluindo o Arkansas Derby (gr.I), na mais recente apresentação – Magnum Moon (Malibu Moon) é outra forte carta do treinador Todd Pletcher, que no ano passado encilhou o ganhador, Always Dreaming.

Os demais inscritos: Firenze Fire, Free Drop Billy, Promises Fullfiled, Flameaway, Lone Sailor, Hofburg (irmão materno do reprodutor Courtier, alojado no Paraná), My Boy Jack, Enticed, Bravazo, Instilled Regard, Solomini, Vino Rosso, Noble Indy e Combatant.

Monomoy Girl, uma Tapizar, levantou o Kentucky Oaks (gr.I).

Num aperitivo de luxo, para o compromisso de logo mais, potrancas de 3 anos disputaram, ontem (4), em Churchill Downs, o Kentucky Oaks (gr.I), em 1.800m na pista de areia, com US$ 1 milhão de dotação. Venceu Monomoy Girl, produto da segunda geração do reprodutor Tapizar (Tapit) na matriz Drumette (Henny Hughes), de criação de FPF LLC & Highfield Ranch e propriedade de M. Dubb, Monomoy Stables LLC, The Elkstone Group and Bethlehem Stables.

Competindo como uma das forças do páreo – vez que vinha de vencer o Ashland Stakes (gr.I) – Monomoy Girl suportou, durante toda a reta final, a forte carga de Wonder Gadot (Medaglia d’Oro). O jóquei desta chegou a reclamar prejuízos aos comissários, mas o páreo foi confirmado na ordem de chegada. Diferença de apenas ½ corpo entre as duas, no disco.

Conduzida por Florent Geroux e treinada por Brad Cox, Monomoy Girl obteve a sexta vitória em 7 saídas. Tempo de 1:49.13 (replay aqui).

Mais notícias

Olinda do Iguassu ratifica liderança no GP Presidente José Antônio Pamplona de Andrade (G3)

Filha de Pioneering segue sem conhecer derrota.

Nota de falecimento: Alceu Athaíde

Alceu Athaíde Imagem: Oalbatrozusa.blogspot.com O turfe brasileiro perdeu, nessa quarta-feira (12), uma das suas mais brilhantes personalidades. Criador, proprietário e médico veterinário de currículo e carreira históricos, Alceu Athaíde faleceu, aos 86 anos, em São Paulo. Natural de Curitiba, Alceu teve contato com o cavalo de corrida desde muito cedo. Frequentador do extinto Hipódromo do Guabirotuba, pelas mãos do pai,... [continua ]

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (45ª edição)

Edson Ferreira Filho recebe o troféu pela conquista de San Andreas na Tunku Gold Cup. Imagem: Selangor Race Club (Divulgação) MALÁSIA EDSON FERREIRA FILHO (E. Ferreira Filho): Em grande conquista, o brasileiro foi para a foto no Equine Sanctuary, na Tunku Gold Cup (G1-MAL) e garantiu sua primeira prova clássica no país. Pilotando San Andreas (pule de mais de 20... [continua ]