O legado de New Year’s Day no Brasil
Protagonista de uma das mais bem sucedidas transações da história do turfe nacional, reprodutor, ora alojado no Japão, conta com 5 produtos registrados no Stud Book Brasileiro.
New Year's Day atualmente compõe o time de reprodutores da Northern Farm
Imagem: Shadai Stallion Station/Racing Post
Quando Maximum Security cruzou o disco do Kentucky Derby (G1) de 2019, na primeira colocação, um frenesi tomou conta de criadores espalhados pelo Brasil. Nem mesmo a polêmica desclassificação do animal (a primeira de um ganhador, em toda a história da corrida mais icônica do turfe norte-americano) foi capaz de abalar o que já estava consumado: o resultado “da pista” havia significado um bilhete de loteria, poucas vezes visto, na criação de cavalos PSI, na América do Sul, e que atendia pelo nome de New Year’s Day.
Dois anos depois da chegada de New Year’s Day (pai de Maximum Security) no Brasil, além dos recursos obtidos com a sua venda para o Japão (reinvestidos na vinda de 3 novos garanhões, para Bagé: Alpha, Can The Man e Verrazano), a criação brasileira contempla a outra parte do legado deixado, em solo nacional, pelo semental. Há, até aqui, 5 produtos registrados, de New Year’s Day, no Stud Book Brasileiro.
Adquirido pela Northern Farm, poucos dias após o Kentucky Derby comentado acima, New Year’s Day não teve como servir, portanto, na temporada de monta sul-americana – durante o segundo semestre. Ainda assim, alguns criadores optaram por aproveitar os últimos dias de New Year’s Day, no Brasil, antes de sua partida para o Japão, para cobrir éguas na chamada temporada europeia de monta cujos nascimentos ocorrem no primeiro semestre.
A partir das coberturas realizadas, nasceram os 5 produtos listados abaixo (número passível de aumento, mediante registros tardios comunicados ao Stud Book Brasileiro):
Maximum Beauty (fêmea) – Criador e Proprietário: Haras Old Friends
New Year’s Day e Parnaioca, por Muhtathir
NN/Fernandinha (fêmea) – Criador e Proprietário: Haras Fronteira P.A.P.
New Year’s Day e Fernandinha, por Agnes Gold
Splendid Prize (macho) – Criador e Proprietário: Haras Uberlândia
New Year’s Day e Mary Black, por Pioneering
Taking Flight (macho) – Criador e Proprietário: Haras Clark Leite
New Year’s Day e Kitty Girl, por Crimson Tide
Tears of Joy (fêmea) – Criador e Proprietário: Haras Clark Leite
New Year’s Day e Veil Rose, por Signal Tap
Até aqui, o já citado Maximum Security, múltiplo ganhador de G1 e recentemente incorporado ao time de reprodutores da Coolmore, no Ashford Stud, figura como o principal destaque da produção de New Year’s Day. Ganhadora, em 2020, do Clement Hirsch Stakes (G1), Fighting Mad é outro chamariz da produção do garanhão. O ganhador de G3, em Keeneland, Bourbon Resolution, e a segunda colocada em G1, Yesterday’s News, completam o lote de produtos de New Year’s Day que ultrapassaram os US$ 100 mil em prêmios.
Nascido em 2011, New Year’s Day (de criação de Clearsky Farms, filho de Street Cry e Justwhistledixie (Dixie Union)) produziu 3 saídas – todas elas aos 2 anos. Além de uma eliminatória, venceu a Breeders’ Cup Juvenile (G1) de 2013. Ingressou na reprodução, na Hill ‘n Dale Farm, em 2014, sendo que, até aqui, conta com 4 gerações estreadas.
Mais notícias
Nota de Falecimento: Sergio Peixoto de Castro Palhares
O Jockey Club Brasileiro, com profundo pesar, comunica o falecimento de Sergio Peixoto de Castro Palhares. Integrante de uma das famílias mais tradicionais do turfe no país, Sergio nos deixou neste sábado, 07 de fevereiro, aos 90 anos, completados em dezembro de 2025. Neto de Antonio Joaquim Peixoto de Castro Jr. e Zélia Gonzaga Peixoto de Castro, portanto, irmão de... [continua ]


